Integrantes de movimentos por cidades justas e sustentáveis estarão presentes no painel Cidades Sustentáveis, a ser realizado na quinta-feira (29) de 9h às 13h.
De 26 a 30 de março de 2011 será realizado em São Paulo o 7° Congresso GIFE, evento bienal realizado pelo GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas, tendo como tema “Novas Fronteiras do Investimento Social”.
Com a expectativa de reunir mais de 1000 pessoas, entre elas as principais lideranças de investidores sociais do país, o encontro precederá a realização da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que além de abordar um tema central para o investimento social nas próximas décadas, simboliza também os 20 anos de um marco fundamental da construção da sociedade civil brasileira.
Um dos destaques da programação é o Painel “Cidades Sustentáveis”, que contará com a presença de integrantes dos movimentos da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis (Rede Social de Cidades) e discutirá o papel do investimento social na construção de cidades sustentáveis.
Discutir a importância das cidades como o espaço responsável por prover qualidade de vida ao cidadão e a sustentabilidade do planeta é o ponto focal do debate, que também abordará novas e tradicionais formas de exercer a cidadania a partir da incidência e do controle das políticas públicas e a busca por oportunidades para o investimento social maximizar seus resultados quando orientado para as questões sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais no âmbito das cidades.
A sessão será organizada em dois momentos:
* Haverá tradução simultânea português-espanhol nesta sessão.
Outros integrantes das secretarias da Rede Social de Cidades (Observatório do Recife, Movimento Nossa BH e Rio Como Vamos) estarão participando do Congresso, com o objetivo de trocarem informações a respeito do desenvolvimento justo e sustentável das cidades.
Para agendar entrevistas antecipadas, solicitar credencial para cobertura do evento ou mais informações, entre em contato com a Lead Comunicação (imprensa@lead.com.br – 11 3168-1412 – ramal 11).
Sobre a Rede Social de Cidades
A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis (Rede Social de Cidades) foi lançada no dia 08 de julho de 2008, em Belo Horizonte, com o objetivo de facilitar a troca de informações e conhecimentos entre seus integrantes, visando promover o aprendizado mútuo, o apoio e o fortalecimento de cada experiência local.
Com cerca de vinte movimentos/iniciativas integrantes, a Rede Social de Cidades é também integrante da Rede Latino-americana por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, tendo caráter apartidário, interreligioso e democrático.
São consideradas integrantes da Rede Social de Cidades as iniciativas que atuam de acordo com os princípios, objetivos e estratégias definidas na Carta de Princípios e no seu Protocolo de Governança, tendo como linhas-base de atuação a incidência nas políticas públicas, através do acompanhamento do legislativo e executivo; o acompanhamento e utilização de indicadores técnicos sociais e pesquisas de percepção; e a mobilização e formação cidadã.
Um dos seus projetos nacionais é o Programa Cidades Sustentáveis, realizado em parceria com a Rede Nossa São Paulo e o Instituto Ethos e apoio da Fundação Avina e Instituto Arapyau, plataforma virtual que oferece aos candidatos às eleições municipais uma agenda completa de sustentabilidade urbana associada a indicadores e casos exemplares, como referências a serem seguidas pelos gestores públicos.
Conheça o Programa Cidades Sustentáveis: www.cidadessustentaveis.org.br
Mais informações sobre a Rede Social de Cidades pelo email: redebrasileiradecidades@gmail.com
Sobre o Congresso GIFE
O Congresso GIFE é o principal encontro sobre investimento social do Brasil, realizado desde 2000 a cada dois anos. O evento reúne as principais lideranças de investidores sociais do país, além de dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes de governos, proporcionando um espaço para aprendizado, relacionamento e troca de experiências entre os diversos atores envolvidos em ações sociais, culturais e ambientais.
As edições passadas aconteceram no Rio de Janeiro (2010), Salvador (2008), Curitiba (2006), São Paulo (2004), Fortaleza (2002) e Vitória (2000), enfatizando a perspectiva nacional do evento.
A escolha dos temas dos congressos sempre foi baseada na missão do GIFE, “de aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvimento do bem comum, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil”, mas também no contexto tanto do país quanto do cenário do ISP, pois como um importante palco de discussões e reflexões, o congresso antecipa tendências e rumos dos investimentos.
A rede GIFE facilita a presença constante de palestrantes e participantes internacionais, o que amplia ainda mais o intercâmbio de informações e referências entre práticas de ISP entre país.
7º Congresso GIFE