“Prefeitura do Rio divulga plano de metas a ser cumprido até 2016” – G1

 

Na Educação, um dos objetivos é criar 60 mil vagas em creches.
Na Saúde, secretaria tenta reduzir tempo de espera nas emergências.

O plano da prefeitura do Rio tem 56 metas que devem ser cumpridas pelas secretarias e 58 iniciativas que precisam ser postas em prática até 2016. Na Educação, por exemplo, um dos objetivos é criar 60 mil vagas em creches. Outro deles é ter 35% dos alunos matriculados em escolas de ensino integral, conforme mostrou o RJTV.

Na Saúde, a secretaria tenta reduzir o tempo de espera nas emergências e ampliar o programa de Saúde Família para 70%. Outra meta é levar o programa UPP Social para todas as comunidades pacificadas.

O plano dá ainda um destaque para as obras que preparam a cidade para sediar as olimpíadas, com a conclusão dos corredores expressos Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil.

Em entrevista ao Bom Dia Rio, o secretário da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, falou sobre as prioridades. “São dez áreas e nelas as áreas municipais, por exemplo a área de Saúde, Educação, Transportes, Meio Ambiente, quase todas as secretarias estão envolvidas nessas dez áreas”, explicou.

Sempre que os objetivos são alcançados, os servidores recebem uma premiação, que pode chegar até dois salários a mais por ano.

Metas não alcançadas

A primeira edição do plano tinha metas que as secretarias deveriam cumprir entre 2009 e 2012. Foram atingidas 80% das metas. Mas algumas secretarias ficaram de fora, como a de Cultura, por causa do atraso nas obras do antigo cinema Imperator. A área de Transportes não conseguiu reduzir o número de acidentes de trânsito com vitimas entre 2008 e 2012. Houve nota baixa também para a Riourbe, que não cumpriu as reformas em hospitais, como o Paulino Werneck, na Ilha do Governador, e Miguel Couto, na Gávea.

A maior parte das metas foi aumentada, mas alguns índices foram revistos para baixo. “Metas por exemplo na atenção em emergências nos hospitais, é uma meta que teve que ser revisada, por conta de problemas de tecnologia, problemas de implantação no sistema”, explicou o secretário.

Pelo plano de metas é possível monitorar o que vem sendo feito na cidade. Para cumprir tudo o que foi proposto até 2016, serão investidos R$ 38,5 bilhões. Veja como funciona o plano de metas da prefeitura do Rio.

 

Compartilhe este artigo