Assinaturas da carta compromisso com a plataforma foram feitas durante seminário promovido pelo Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul
Airton Goes airton@isps.org.br
Em apenas um evento, 38 pré-candidatos a prefeito assinaram a carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, assumindo a responsabilidade de implantar a agenda da plataforma em seus municípios caso sejam eleitos. O grande número de adesões ocorreu durante seminário promovido pelo Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul.
O documento foi assinado tanto pelo pré-candidato a prefeito da maior cidade do Estado – Adão Vilaverde, que disputará a Prefeitura de Porto Alegre – quanto pela pré-candidata da menor – Aline Angélica Röhrig, do município de Marques de Souza. Além deles, outros 36 postulantes ao cargo nas cidades gaúchas subscreveram o compromisso. Todos se comprometeram a atuar em sintonia com as diretrizes do Programa Cidades Sustentáveis.
As adesões em Porto Alegre ocorreram logo após a apresentação do programa, realizada por George Winnik, da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo. O seminário do PT foi destinado aos pré-candidatos ligados à legenda e suas equipes, de todas as cidades onde o partido irá disputar as eleições a prefeito neste ano.
Durante o evento, ocorrido no dia 14 de abril, o atual governador do estado, Tarso Genro, destacou a necessidade de que as políticas públicas respondam adequadamente às reais demandas da sociedade e, cada vez mais, contribuam para elevar a qualidade de vida das pessoas. “A cidade é o principal espaço onde esse processo já vem ocorrendo”, afirmou.
Raul Pont, deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul, argumentou que é preciso sensibilizar as pessoas para que elas se mobilizem para exercer a cidadania. “Contudo, a mobilização ocorre quando os cidadãos estão envolvidos com causas que tragam esperanças e sinalizem o futuro”, apontou.
Representando o diretório estadual do PT gaúcho, Pont assinou a carta compromisso do programa. Outro que subscreveu o documento foi Ciro de Carvalho Almeida, em nome do diretório municipal do partido em Arambaré.
Para o ex-governador e ex-ministro, Olívio Dutra, o desenvolvimento sustentável deve levar em consideração as dimensões econômica, social, política e cultural. “Sustentabilidade implica que o olhar e as ações sejam sistêmicas, e que tudo deve ser pensado para as pessoas.”
Nos pronunciamentos, o Programa Cidades Sustentáveis foi apontado como um instrumento alinhado com os propósitos do seminário. Os participantes também definiram a plataforma como uma ferramenta que contribuirá para a construção de políticas públicas destinadas a gerar melhor qualidade de vida aos moradores dos municípios gaúchos, desta e das futuras gerações.
Mais de 200 candidatos a prefeito, de diversos partidos políticos, já assinaram a carta compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis. A plataforma está sendo apresentada em todo o país pela Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, com o apoio de organizações locais.