Pré-candidato a prefeito e presidente do diretório municipal assinaram carta compromisso do programa, que oferece ferramentas para a cidade se desenvolver de forma sustentável
Airton Goes airton@isps.org.br
Em seminário destinado a debater a linha programática do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o Programa Cidades Sustentáveis foi apresentado aos militantes e simpatizantes da legenda.
Após a apresentação da plataforma, realizada por George Winnik, da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, a carta compromisso que integra o programa foi assinada pelo pré-candidato do PSOL à prefeitura da capital paulista, Carlos Giannazi, e o presidente do Diretório Municipal do partido, Maurício Costa de Carvalho.
Segundo George Winnik, o encontro procurou mostrar a importância e urgência de se construir formas de desenvolvimento mais alinhadas com os limites do planeta. “Neste sentido, o programa, além de ser uma causa comum, é também uma ferramenta de ação, pois mostra que é possível fazer melhor e diferente”, declarou.
Ao assinar a carta compromisso, Carlos Giannazi destacou o trabalho que a Rede Nossa São Paulo vem realizando na cidade e o Cidades Sustentáveis. “O programa estimula os partidos políticos a adotarem gestões voltadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, avaliou.
O pré-candidato a prefeito afirmou que estava muito à vontade para assinar o documento. “O programa está alinhado com as bandeiras e ações que o partido sempre defendeu”, explicou.
A ex-senadora Heloísa Helena também compareceu ao seminário, realizado no último sábado (21/4) em São Paulo. Segundo ela, a apropriação das riquezas em benefícios de alguns e não de todos, além de destruir a natureza, gera uma muralha de exclusão social. “Essa é a origem da violência, principalmente contra os mais pobres.”
Heloísa declarou, ainda, que o Programa Cidades Sustentáveis, ao lado de outras iniciativas que priorizam ações orientadas para a organização das cidades em torno da sustentabilidade, pode ser revolucionário. Ela manifestou o desejo de conhecer melhor a plataforma para uma eventual colaboração em Maceió, cidade onde é atualmente vereadora.
Além de Giannazi, quatro outros postulantes ao cargo de prefeito de São Paulo já subscreveram o compromisso de implementar o programa na cidade, caso sejam eleitos: Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Netinho de Paula (PCdoB) e Soninha Francine (PPS).