“PAC dará verba para monotrilho e corredor” – Jornal da Tarde

 

RAFAEL MORAES
MOURA TÂNIA MONTEIRO

A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem os 34 projetos de mobilidade urbana contemplados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades. Desses, três vão beneficiar a cidade de São Paulo – o monotrilho entre a capital e São Bernardo do Campo, no ABC, a revitalização dos corredores de ônibus Campo Limpo e Inajar de Souza e a construção de outra via exclusiva de 12 km, entre Capão Redondo e Vila Sônia.

Outros três projetos contemplam o Estado – um em Campinas, outro em Guarulhos (programas de mobilidade) e um terceiro em São Bernardo(Ligação Leste-Oeste). “Reaprendemos a atuar em parceria de forma extremamente republicana, não olhando qual é a participação, a posição política, qual é a nossa visão de mundo, mas, enfim, nos relacionando como líderes”, disse a presidente.

Outros dois projetos apresentados por São Paulo ficaram de fora do pacote – o do corredor de ônibus entre Itapevi, na Grande São Paulo, e Butantã, na zona oeste, e o do Expresso ABC – trem que ligará Mauá à Estação da Luz. Os projetos foram rejeitados em discussões técnicas em abril do ano passado. O Ministério das Cidades informou que eles foram recusados por questões de definição de prioridades, uma vez que os investimentos devem abranger outros Estados, além de São Paulo.

Ao contrário do que fez na gestão estadual anterior, quando não inscreveu projetos no PAC, São Paulo desta vez também solicitou verbas federais – e vai receber R$ 334 milhões para os corredores de ônibus e R$ 400 milhões para o monotrilho da Linha 18-Bronze,do Metrô, entre o ABC e a região central da capital. Esta verba também foi negociada pela prefeitura de São Bernardo, do ex-ministro Luiz Marinho (PT), mas o gerenciamento da obra continuará sob responsabilidade do Metrô – que pretende executá-la por meio de parceria público-privada (PPP).

Somados, todos os programas paulistanos devem receber R$ 967 milhões do governo federal – menos do que o previsto para instalação da linha leste do metrô de Fortaleza, do sistema integrado de transporte metropolitano de Salvador, da linha azul do metrô de Curitiba e do metrô de Porto Alegre, que vão ganhar, cada um, R$ 1 bilhão.

Pelo País

No Brasil todo, estão previstos investimentos de R$ 32 bilhões na construção de mais de 600 quilômetros de corredores de ônibus, 380 estações e terminais de coletivos, 200 quilômetros de linhas de metrô e na compra de mil veículos sobre trilhos em todo o País. Foram selecionadas propostas de Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Manaus, Goiânia, São Luís, Belém, Maceió, Campo Grande, João Pessoa, Teresina, Natal e Nova Iguaçu (RJ). O governo federal vai bancar R$ 22 bilhões – o restante virá de contrapartida de Estados e municípios e financiamento da Caixa. ::

Colaborou Bruno Ribeiro

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