Município de Contagem realiza conferência sobre desenvolvimento sustentável

 

Após a apresentação do Programa Cidades Sustentáveis, seis pré-candidatos do PT à prefeitura de municípios da região assinaram a carta compromisso. O Diretório Municipal do PV também subscreveu o documento

Airton Goes airton@isps.org.br, com informações do Portal da Prefeitura de Contagem – Contagem Online

O auditório do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais – Ciemg, na cidade de Contagem, ficou lotado na noite de quarta-feira (25/4), durante a Conferência “Contagem – Cidade Sustentável”. O evento teve como objetivos sensibilizar os diferentes atores sociais locais para a importância do tema sustentabilidade e influenciar o debate sobre o futuro da cidade. 

Ao abrir a conferência, a prefeita Marília Campos (PT) argumentou que o tema sustentabilidade pode até parecer novo, “mas os problemas a serem enfrentados são antigos e as soluções exigem avançar sempre rumo a um novo modelo de desenvolvimento para o país e para o mundo”. Segundo ela, o assunto será destaque na Rio+20, que ocorrerá em junho na cidade do Rio de Janeiro. “[Na conferência internacional] Contagem estará devidamente representada como participante ativa e propositiva", anunciou. 

Marília entende que é preciso fazer esse debate nas cidades, que é o lugar onde estão os problemas, as pessoas, entidades e instituições capazes de propor as melhores soluções, desde que devidamente mobilizadas e levadas à reflexão. "Nossa cidade, que possui o primeiro parque industrial do Estado, mesmo sem um modelo de inclusão e desenvolvimento, avançou muito”, afirmou. Na opinião da prefeita, nos últimos oito anos esse avanço foi ainda mais destacado. “Tanto que hoje temos R$ 1 bilhão em investimentos no município, em diversas áreas. Precisamos ir além, ampliar a reflexão e avançar nas propostas de crescimento sustentável", complementou.

Durante o evento, o coordenador da Rede Nossa São Paulo e presidente emérito do Instituto Ethos, Oded Grajew, apresentou o Programa Cidades Sustentáveis – um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

Para ele, é imperioso criar um novo modelo de desenvolvimento econômico, uma vez que estamos esgotando os recursos naturais do planeta. “Já extraímos dele, 50% a mais do que ele é capaz de repor, matando rios e mares, poluindo o ar, estrangulando as vias de circulação, baixando a qualidade de vida nas cidades e aumentando a desigualdade social mundial", pontuou. 

Grajew lembrou que o mundo está num momento crucial onde não há alternativa a não ser mudar a forma que vivemos. "O Produto Interno Bruto não pode ser o único indicador do desenvolvimento, a qualidade do crescimento é fundamental. Precisamos mudar nossa cultura e parar de acreditar que vivemos sem limites”, alertou. 

A boa notícia dada por ele é que quem quiser tem todas as informações disponíveis sobre a situação atual. "Sabemos quais são os problemas, o que precisa ser feito e temos os recursos para tanto.”

O coordenador da Rede Nossa São Paulo explicou que o Programa Cidades Sustentáveis tem por objetivos sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. “São grandes os desafios e, para sermos exitosos em ações que contribuam com a sustentabilidade, será necessário o envolvimento de cidadãos, organizações sociais, empresas e governos”, argumentou Grajew, que também é um dos idealizadores do Fórum Social Mundial e ex-presidente da Fundação Abrinq – Pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Após a apresentação da plataforma, o pré-candidato do PT a prefeito de Contagem, Durval Ângelo de Andrade, e outros cinco integrantes do partido postulantes ao cargo nas cidades vizinhas assinaram a carta compromisso do programa. O Diretório Municipal do PV em Contagem também subscreveu o documento.

Outro conferencista que participou do debate foi o prefeito de Canoas (RS), Jairo Jorge da Silva, que apresentou as experiências desenvolvidas na cidade gaúcha. Em sua exposição, ele afirmou que o gestor precisa ser mais racional, enfrentando a crise, que põe perigo e oportunidades em patamares iguais. “Desenvolvimento econômico, ambiental e social forma a pirâmide da sustentabilidade, que só existe se houver cidadania”, considerou. 

Tendo conhecido as ações e políticas públicas em curso na cidade de Contagem, Silva fez questão de ressaltar que "a administração [do município mineiro] é uma das mais inovadoras e criativas do Brasil”.

O evento registrou ainda a presença de Nemer Sanches, representante do Movimento Nossa BH (www.nossabh.org.br). Ele sugeriu que um movimento semelhante seja criado em Contagem e se dispôs a colaborar que isso ocorra.

Compartilhe este artigo