Cidades Sustentáveis será uma das experiências inovadoras na Expo Brasil

 

Programa que oferece ferramentas para o desenvolvimento sustentável das cidades será lançado em Brasília, durante 10ª edição do encontro. Cerca de 2,5 mil pessoas deverão participar do evento

Airton Goes airton@isps.org.br

Entre esta quarta e sexta-feira (dias 25 e 27/4), Brasília sediará a 10ª edição da Expo Brasil Desenvolvimento Local. O encontro será palco de uma grande troca de experiências de desenvolvimento territorial como estratégia de inclusão e transformação social. Entre as propostas inovadoras a serem apresentadas aos participantes está o Programa Cidades Sustentáveis, que será lançado na capital brasileira durante o evento.

Elaborado pela Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, o programa oferece um conjunto de ferramentas – que inclui indicadores e exemplos de boas práticas – para o desenvolvimento sustentável das cidades. A plataforma inclui, ainda, uma carta compromisso para que os pré-candidatos a prefeito e representantes de partidos políticos se comprometam em implantar o programa nos municípios em que atuam.

Além do Cidades Sustentáveis, a 10ª Expo Brasil Desenvolvimento Local terá inúmeras outras palestras, painéis temáticos, oficinas e uma ampla feira de projetos, produtos e serviços associados ao tema. Cerca de 2,5 mil pessoas são esperadas pelos organizadores do encontro.

As iniciativas inovadoras que farão parte do encontro abrangem ações em empreendedorismo, agroecologia, cultura, desenvolvimento territorial, tecnologias sociais, arranjos produtivos locais, economia solidária, bancos comunitários, comunicação colaborativa e novas metodologias de educação. Todas serão apresentadas por gestores de projetos e lideranças locais.

Na edição deste ano, o evento terá três grandes eixos temáticos: o desafio da inclusão produtiva, em base territoriais, como um caminho para a superação da pobreza; o meio ambiente como ativo do desenvolvimento territorial: aportes para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20); e cultura, inovação e desenvolvimento territorial.

Em sua trajetória, a Expo Brasil já contou com a participação de cerca de 700 instituições, entre agências nacionais e regionais, ministérios, governos estaduais, prefeituras e centenas de entidades da sociedade civil, além de organismos internacionais, fundações, universidades e redes e fóruns de todo o país.

Apoiam a décima edição do encontro o Sebrae, Fundação Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco de Brasília (BRB), Fiocruz, Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Instituto Ethos, Rede Nossa São Paulo, Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), Instituto Wallmart, Instituto Invepar e Instituto GPS.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.expobrasil.org.br, onde os interessados também encontrarão outras informações sobre o evento.

Serviço:

Assunto: 10ª Expo Brasil Desenvolvimento Local
Quando: de quarta a sexta-feira, 25 a 27 de abril de 2012
Onde: Centro de Convenções e Eventos Brasil 21 (Setor Hoteleiro Sul, ao lado do Eixo Monumental e do Parque da Cidade)

 

Compartilhe este artigo