Após a apresentação da plataforma destinada ao desenvolvimento sustentável das cidades, três pré-candidatos a prefeito e quatro dirigentes partidários assinaram a carta compromisso
Airton Goes airton@isps.org.br
A cidade de Lagoa Santa, situada na região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu o lançamento do Programa Cidades Sustentáveis, por meio de uma palestra de George Winnik, integrante da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo – uma das organizações responsáveis pela elaboração da plataforma, que oferece ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios.
Após a apresentação do programa e dos debates, três pré-candidatos a prefeito e quatro dirigentes de partidos políticos assinaram a carta em que se comprometem com as propostas da plataforma.
Subscreveram o documento os seguintes pré-candidatos à Prefeitura de Lagoa Santa: Ricardo Sebastião Domingos, do PRTB; Swavilly Vivicananda Salgado, do PT; e Lancaster Fernandes dos Santos, do PV. Também assinaram a carta compromisso os dirigentes partidários municipais do PRTB (Miguel Gomes Moraes Neto), do PT (Sergio de Jesus), do PSB (Fernando Pereira Gomes Neto) e do PV (o próprio Lancaster Fernandes dos Santos).
Na ocasião, o presidente do PV no Estado Minas Gerais, Ronaldo Vasconcelos, também subscreveu o documento em nome de seu partido.
O lançamento do Programa Cidades Sustentáveis em Lagoa Santa, ocorrido no dia 28 de abril, foi uma iniciativa da ONG – Prevenir Preservar e teve o apoio do PV. Além da apresentação da plataforma e do debate, outro destaque do evento, realizado na Associação Comercial e Empresarial – ACE da cidade, coube ao show apresentado pelo músico Mauricio Tizumba.
Porque o programa é importante para a cidade
Lagoa Santa é um município situado na região metropolitana de Belo Horizonte e, devido às belezas locais, era o destino de lazer e veraneio da população residente na Grande BH. Contudo, justamente pelo fato de estar inserido em uma região com grande crescimento e desenvolvimento, aliado ao fato de conter o principal aeroporto mineiro, o de Confins, tornou-se objeto de interesses imobiliários e procurado para sediar empreendimentos produtivos, principalmente o do setor aeronáutico.
A população da cidade encontra-se assim diante de desafios e de pressões para viabilizar crescimento e desenvolvimento sem comprometer a qualidade de vida das pessoas e manter suas riquezas naturais. A iniciativa de organizar a apresentação do Programa Cidades Sustentáveis na cidade está inserida neste contexto, pois a plataforma é vista como uma ferramenta capaz de contribuir na construção de soluções mais sustentáveis.
Na opinião de George Winnik, da Rede Nossa São Paulo, o fato de todos os partidos e pré-candidatos terem sido convidados para o evento, que foi aberto, valoriza a iniciativa que tem por objetivo bem comum. “A atividade revela, ainda, maturidade política, tanto do PV como de todos os demais que compareceram”, completou.