Sociedade discute propostas para entregar a candidatos a prefeito de Florianópolis

 

Fonte: Diário Catarinense

Representantes da sociedade civil organizada estão debatendo, em reuniões pré-agendadas, os problemas mais graves nas áreas de educação, segurança, saúde, mobilidade e planejamento urbano de Florianópolis. A ação, uma iniciativa do movimento Floripa Te Quero Bem, já definiu os primeiros desafios a serem enfrentados, e que vão compor um documento a ser encaminhado aos candidatos à prefeitura da cidade.

O movimento Floripa Te Quero Bem colocou a Capital catarinense no rol dos municípios que buscam melhorar a qualidade de vida de forma planejada e com a colaboração de diversos setores da sociedade. Cinco temas estão em discussão: educação, segurança, saúde, mobilidade e planejamento urbano.

Os três primeiros eixos já foram debatidos em reuniões com especialistas nas áreas, entidades comunitárias, de classe e sociais. Entre os participantes estão o Fórum dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Em 18 de junho, será realizado o encontro que irá reavaliar os 15 desafios (três em cada área) que vão compor os subsídios para a Construção do Plano de Metas de Florianópolis, documento que será entregue aos candidatos à prefeitura.

As propostas de desafios para Florianópolis são escolhidas com base em indicadores que mostram a realidade da cidade nos temas abordados. Uma das prioridades na área de segurança, por exemplo, é reduzir o número de mortes violentas. Essa necessidade foi diagnosticada com base nos dados do Ministério da Saúde, que apontaram um crescimento de 10,2 homicídios por 100 mil habitantes em 2000 para 22,8 em 2010, e perspectiva de chegar a 50,61 em 2020.

“É um desafio tanto para a saúde quanto para a segurança. Queremos oferecer subsídios para a redução desses índices”, afirma a coordenadora do Centro de Apoio a Inovação Social do Instituto Comunitário Grande Florianópolis, Caroline de Andrade.

O Floripa Te Quero Bem foi inspirado na Rede Nossa São Paulo, que faz parte da Rede Latino Americana de Cidades Justas e Sustentáveis. Este movimento, lançado em 2007, conta com a integração de mais de 600 organizações da sociedade civil, que criaram uma mobilização para comprometer a sociedade e os sucessivos governos a cumprir uma agenda de metas.

A Rede Nossa São Paulo conseguiu aprovar na Câmara de Vereadores uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município, estabelecendo que o prefeito apresente, até 90 dias após eleito, um plano de metas para a gestão, com base em indicadores e relatórios semestrais.

População pode participar enviando estudos e ideias

O resultado é que, em 2008, a prefeitura apresentou a Agenda 2012, o plano com 223 metas para o mandato. Do total, 31,8% já foram cumpridas. Qualquer cidadão pode acompanhar pelo site www.agenda2012.com.br.

Na capital catarinense, o Floripa Te Quero Bem elabora um projeto idêntico para ser encaminhado ao Legislativo. Por estar comprometida em construir uma agenda de metas para a gestão municipal, Florianópolis entrou para a Rede Social Brasileira por Cidades Sustentáveis, um braço da rede latino-americana, que conta com a participação de outros 42 municípios do México ao Chile.

“Agora, estamos em busca de projetos que apresentem respostas ao enfrentamento dos desafios que serão propostos aos candidatos. Quem tiver algum estudo, pedimos para inscrever no site do Floripa te Quero Bem”, convida Caroline.

 

Compartilhe este artigo