“Pré-candidatos miram pontos fracos de S. José dos Campos” – O Vale

 

Objetivo é firmar compromisso para traçar metas de soluções já nos primeiros 90 dias de mandato

Filipe Manoukian
São José dos Campos

Quatro dos pré-candidatos a prefeito de São José se comprometeram, conforme os eixos da plataforma de governo do Cidades Sustentáveis, a fazer um diagnóstico dos pontos fracos da cidade e estabelecer metas para melhorá-los, já nos primeiros 90 dias de administração, caso assumam o Paço.

O compromisso foi assinado durante o lançamento do programa ontem à noite, em seminário no Sesc, por Antonio Alwan (PSB), Carlinhos Almeida (PT), Cristiano Pinto Ferreira (PV) e Fabrício Correia (PSDC).

Também presente no evento, o pré-candidato do PSTU, Antonio Donizete Ferreira, o Toninho, afirmou que estudará melhor a proposta do programa antes de se comprometer.
Apenas o PSDB, que ainda define quem será o seu pré-candidato, não participou do lançamento do Cidades Sustentáveis.

Em linhas gerais, a Carta Compromisso assinadas pelos pré-candidatos exige que cada um dos postulantes, caso eleito, faça um estudo detalhado das áreas que precisam de melhoria em São José, estabeleça metas para melhorá-las durante a gestão, e preste contas anualmente de como esse plano está sendo executado.

“O Cidades Sustentáveis não é uma camisa de força, é uma ferramenta para auxiliar a gestão no sentido de buscar um desenvolvimento sustentável”, explicou o coordenador de divulgação do programa, George Winnik.

O programa. O Cidades Sustentáveis, que já atingiu 500 cidades brasileiras, tem como proposta oferecer ferramentas para a construção de uma cidade com bons serviços públicos, transparências nos gastos e desenvolvimento baseado também em eixos sociais, ambientais e culturais, e não só econômico.

Conforme explicado por Winnik ontem a um público superior a 150 pessoas no Sesc, o programa qualifica o debate político, buscando “planejamento, boa gestão, participação da comunidade, economia responsável e cuidado com a natureza e pessoas”.

“É possível criarmos um planejamento estratégico, além de siglas partidárias, com a participação da sociedade”, afirmou Carlinhos Almeida.

“É uma ferramenta fundamental para controle externo e exercício pleno da político”, emendou o presidente da Associação dos Advogados do Vale do Paraíba, Gustavo Vantine, uma das entidades que apoiam o projeto em São José.

PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS

O que é
O programa é organizado por uma rede de entidades da sociedade civil com o objetivo mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável

Adesão
Membros do programa estão percorrendo capitais e cidades importantes do país para buscar o comprometimento da sociedade, de partidos e de pré-candidatos aos governos municipais. Ideia é criar um pacto institucional para que independentemente da sigla partidária no poder um plano de governo seja cumprido a longo prazo

Eixos
A plataforma envolve uma agenda para a sustentabilidade das cidades, que aborda diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos, como Melhor Mobilidade e Planejamento Urbano

Leia também: "Movimentos mostram sociedade mais madura que estado brasileiro" – O Vale

Compartilhe este artigo