Em Piracicaba, 16 partidos políticos e 4 pré-candidatos aderem ao Programa Cidades Sustentáveis

No último sábado, 16 partidos políticos e pré-candidatos a prefeito de Piracicaba – dos 28 convidados – assinaram o compromisso público com o Programa Cidades Sustentáveis – ação conjunta do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, Rede Nossa São Paulo e Rede Brasileira de Cidades Justas e Sustentáveis – organizado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) com apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e outras 30 entidades da sociedade civil local. 

"Este programa já está ativo em mais de 50 municípios e, na região, Piracicaba sai mais uma vez na frente", disse Roberto Palmieri, gerente projetos do Imaflora.  Segundo Palmieri, com esta assinatura, os partidos deverão mostrar de forma clara à população os investimentos a serem feitos na cidade, dentro dos 12 eixos estabelecidos. 

"Assim que eleitos, os prefeitos terão 90 dias para fazer um levantamento e apontar metas sustentáveis para os próximos quatro anos. Em breve, estará em funcionamento o site Piracicaba Sustentável, onde estarão todas estas medidas assinadas por eles, além de terem uma régua que mede a velocidade em que estas melhorias estão sendo feitas", alertou Palmieri, que lembrou ainda a obrigatoriedade da realização de audiências publicas ao final de cada ano de mandato para uma prestação de contas à população. 

De acordo com o gerente do Sesc unidade de Piracicaba, José Roberto Ramos, a entidade reconhece a importância de participar ativamente "de um projeto que tem como foco o bem-estar e o crescimento do município e sua sociedade civil", opinou. 

ASSINATURAS – Para o pré-candidato do PT, Roberto Felício, fazer com que as cidades fiquem mais sustentáveis "o maior desafio da humanidade" e que estas iniciativas não devem vir apenas da união dos municípios "o engajamento da União e dos Estados nesta luta ajudaria muito", apontou. 

"Este protocolo que assino, caso eleito, vai ficar em minha mesa como forma de lembrar da obrigação que tenho com as entidades e também meus eleitores", enfatizou. 

Já para o pré-candidato do Partido Verde (PV), pastor Dilmo dos Santos, esta "é uma iniciativa importante

já que vem da própria sociedade civil. É um contexto atual e a cidade precisa de novos projetos para ficar ainda mais sustentável, principalmente no que diz respeito a mobilidade urbana. Assino o termo não só como um compromisso com o meu partido, mas é um com promisso meu com o povo
piracicabano", enalteceu. 

Outros três pré-candidatos participaram do Cidades Sustentáveis: Aparecido Nunes (PTM), Magno Peres Rodrigues (PSOL) e Ademir Antonelli (PCdoB).

O atual prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), compareceu e assinou o termo representando o presidente do partido local, deputado federal Mendes Thame – em viagem oficial pela região oeste do estado – e trouxe consigo apenas a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

"Assino a carta com boas intenções e sabendo que dezenas de sugestões do programa já são atendidas pela prefeitura há anos", interou Barjas.  Apesar dos rumores quanto aos nomes de Gabriel Ferrato e José Antonio de Godoy, respectivamente secretários da Educação e Governo, o prefeito disse que "o PSDB ainda não tem pré-candidatos". 

Partidos que aderiram por meio de seus representantes:

– DEM – Arnaldo Ramos de Souza
– PCdoB – Ademir Antonialli
– PDT – Adriano Guilherme Camargo
– PHS – Wilson João Trindade
– PP – Antonio Messias Galdino
– PR – José Pedro Leite da Silva
– PSDC – Eduardo Cristian Brandão
– PSL – Ronaldo Souza de Oliveira
– PSOL – Marcio Lino
– PT – José Maria Teixeira
– PTB – Milton Furucho
– PTC – Gerson Marcelino
– PV – José Carlos Esquierro
– PSC – Joel de Faria
– PPS – Roberto Turchi de Moraes
– PSDB – Mendes Thame 
Compartilhe este artigo