Na sessão de trabalhos do segundo dia da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB, na manhã desta quarta-feira, 23 de maio, contou com a presença de George Winnik, integrante da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo. Ele apresentou o Programa Cidades Sustentáveis – plataforma que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros, elaborada pela Rede em parceria com o Instituto Ethos e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.
Os bispos foram informados, de forma geral e rápida, sobre o programa. George orientou que todas as informações sobre a plataforma estão disponíveis no site www.cidadessustentaveis.org.br.
Segundo as informações do site, o programa é uma grande rede de organizações da sociedade civil está aproveitando as eleições municipais de 2012 para colocar a sustentabilidade na agenda da sociedade, dos partidos políticos e dos candidatos. Neste sentido foi lançado o Programa “Cidades Sustentáveis” que oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, enriquecida por casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais.
O programa, segundo o site, é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.
“O programa tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. São grandes os desafios e, para sermos exitosos em ações que contribuam com a sustentabilidade, será necessário o envolvimento de cidadãos, organizações sociais, empresas e governos”, lembra a proposta do site oficial do programa Cidades Sustentáveis.