O deputado ACM Neto (DEM) assinou nesta segunda-feira (4) o compromisso de adotar medidas em prol da sustentabilidade em Salvador. A assinatura aconteceu durante o lançamento do programa “Cidades sustentáveis”, no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb). A iniciativa de trazer o projeto para a capital baiana foi do Movimento Nossa Salvador, presidido por Ricardo Pessoa, entidade que engloba diversos setores da sociedade civil organizada. Clique aqui para ver trechos do discurso de Neto em vídeo.
O objetivo é do programa é aproveitar as eleições de 2012 para colocar a sustentabilidade na pauta dos políticos e candidatos. A iniciativa visa sensibilizar eleitores e postulantes a cargos públicos a adotarem a agenda do meio ambiente. O Movimento Nossa Salvador convidou todos os pré-candidatos de Salvador para o evento, mas apenas Neto e a deputada Alice Portugal (PCdoB) apareceram e assinaram o compromisso, baseado em metas que devem ser cumpridas ao longo de quatro anos.
“Com a assinatura da carta de compromisso, os candidatos garantem que, quando empossados, em 2013, fazer o diagnóstico dos municípios e definir um plano de metas, visando a uma sociedade justa, democrática e sustentável”, declarou Maurício Broinizi, coordenador nacional do programa. São diretrizes sociais, a exemplo da ampliação de creches; ambientais, como a redução da poluição nos centros urbanos; e econômicas, com destaque para a redução de gastos supérfluos.
“Trata-se de uma bela iniciativa e que vamos implantá-la se chegarmos à prefeitura. Salvador precisa de um prefeito que aponte soluções para os problemas causados pelas fortes chuvas, os constantes engarrafamentos e a falta de acesso à educação entre nossas crianças”, afirmou ACM Neto, em entrevista à imprensa presente no evento. Presidente do Democratas de Salvador, Heraldo Rocha também participou e assinou o documento. O ex-deputado Jorge Khoury e o ex-presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, marcaram presença.
O “Cidades sustentáveis” foi elaborado pelas ONGs Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. O programa elenca diretrizes para o desenvolvimento sustentável das cidades, como economia de água, ampliação de áreas protegidas, melhoria de solo, promoção da agricultura e do reflorestamento e aprimoramento da qualidade do ar. Para cada ação, o programa aponta exemplos de práticas que tiveram bons resultados e indicadores para que os administradores públicos possam avaliar a situação do município e os avanços com a adoção das medidas.