Programa, que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros, foi apresentado durante a 14ª edição do evento
Durante a 14ª Feira da Sucata e da Barganha de São Carlos (SP), o Programa Cidades Sustentáveis foi apresentado para lideranças de organizações sociais e representantes do setor público.
A plataforma consiste no conjunto de políticas públicas estruturadas que tem por objetivo apresentar propostas para a sustentabilidade urbana no Brasil a partir de experiências inovadoras que são desenvolvidas no país e no mundo, para contribuir com o desenvolvimento sustentável dos municípios.
O prefeito da cidade, Oswaldo Barba, compareceu ao evento, ocorrido dia 3 de junho, no Pavilhão São Carlos Exposhow – local da 14ª Feira da Sucata e da Barganha –, onde ressaltou a importância da iniciativa. “Isto estimula as cidades brasileiras a estarem em sintonia com os desafios de contribuir para um desenvolvimento sustentável”, afirmou ele.
Na avaliação de Barba, a cidade de São Carlos já vem implantando diversas políticas públicas destinadas a proporcionar maior qualidade de vida para a população em áreas como educação, saneamento, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
A apresentação do programa em São Carlos foi feita por George Winnik, integrante da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, na 14ª Feira da Sucata e da Barganha, que contou com a participação de milhares de pessoas.
Após esclarecimento de dúvidas e apresentação de sugestões dos presentes, ficou acertado que, em futuro próximo, haverá um novo evento na cidade relacionado ao Programa Cidades Sustentáveis. Nessa atividade a ser programada, todos os partidos políticos e pré-candidatos a prefeito serão convidados e estimulados a assinar a carta compromisso da plataforma.
Feira da Sucata e da Barganha
Além da difusão da consciência ecológica com o estímulo à troca de produtos, a 14ª Feira da Sucata e da Barganha – evento realizado pela Prefeitura de São Carlos, com o apoio do Sesc – contou com mesas de debates sobre sustentabilidade.
Outro tema debatido na feira foi “Economia Verde – a cadeia de reciclagem no Brasil: avanços e desafios”.
Participaram do evento: integrantes do Movimento Nacional de Catadores, Associação Nacional das Indústrias Recicladoras de Papel, São Carlos Ambiental e Cooperativa de Catadores de São Carlos – Coopervida.
“O objetivo central da Feira da Sucata e da Barganha é o de promover a reflexão sobre as consequências de nossos hábitos de consumo. E as palestras e os debates complementam o objetivo da Feira, que é discutir as formas de tornar as nossas cidades sustentáveis”, disse o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini.