Programa Cidades Sustentáveis é apresentado em Cuiabá no Dia do Meio Ambiente

 

Representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, do Sebrae local e da Associação Mato-Grossense de Municípios ficaram de estudar formas de estabelecer parceria com a plataforma

Atendendo convite da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso, o integrante da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, George Winnik, fez a apresentação do Programa Cidades Sustentáveis em Cuiabá.

A atividade (de apresentação da plataforma) integrou a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, realizado terça-feira (5/6) no Auditório da Associação Mato-Grossense dos Municípios – AMM.

A apresentação atraiu a atenção dos presentes, pois o Estado de Mato Grosso está diante de grandes desafios para estimular o crescimento econômico – principalmente na produção agrícola – e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e não comprometer seus recursos naturais.

De acordo com Winnik, os representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, do Sebrae de Mato Grosso e da Associação Mato-Grossense de Municípios ficaram de estudar formas de estabelecer parcerias com o Programa Cidades Sustentáveis, que visem estimular as cidades do estado a aproveitarem o conteúdo da iniciativa.

Na estrutura do Sebrae Nacional, o Sebrae de Mato Grosso é o responsável pelas políticas de desenvolvimento sustentável do órgão.

Atividades do Dia do Meio Ambiente em Cuiabá

A programação do Dia do Meio Ambiente em Cuiabá foi aberta pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho, que falou sobre a importância da participação de Mato Grosso e dos estados da Amazônia Legal na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Durante a Rio+20, que irá acontecer na cidade do Rio de Janeiro, no período de 11 a 24 deste mês, os governadores da Amazônia Legal irão entregar à presidenta Dilma Rousseff, o Pacto da Amazônia Legal, um documento de caráter político que traz compromissos e propostas visando o desenvolvimento sustentável, a redução da pobreza e o consumo consciente na região.

“Esse documento será apresentado e defendido pelos governadores da Amazônia, durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, como resultado de um processo de vanguarda e de pioneirismo que mostra a união dos estados da Amazônia Legal”, destacou o secretário.

Durante o período da manhã, ocorreram duas palestras. Na primeira, George Winnik apresentou o Programa Cidades Sustentáveis, destacando a importância de se colocar a sustentabilidade na agenda da sociedade, dos partidos políticos e dos candidatos nas eleições municipais de 2012.

Na segunda palestra, o diretor superintendente do Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae-MT), José Guilherme Barbosa Ribeiro, relatou a experiência da instituição no desenvolvimento e apoio a iniciativas e políticas empresariais voltadas à sustentabilidade.

Compartilhe este artigo