A série "Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável" será realizada de 16 e 19 de junho. As conclusões e recomendações emanadas dos Diálogos serão encaminhadas diretamente aos Chefes de Estado e de Governo que participarão da Conferência no Rio de Janeiro.
Nove temas foram indicados, com base em sua relevância na definição de estratégias públicas e privadas para a promoção do desenvolvimento sustentável e para o futuro da humanidade. São eles:
1. Segurança alimentar e nutricional
Em cada Diálogo participam dez personalidades, entre elas um brasileiro, para apresentar considerações e debater, com a finalidade de sistematizar três recomendações por tema para serem encaminhadas diretamente aos Chefes de Estado e de Governo que participarão da Conferência no Rio de Janeiro.
Segundo informações do governo brasileiro, os participantes dos Diálogos foram escolhidos e convidados pelo Governo brasileiro com base em listas fornecidas por instituições altamente conceituadas. Foram convidados especialistas em suas respectivas áreas para cada um dos nove "Diálogos", levando em a necessidade de assegurar discussões aprofundadas sobre os temas, bem como a representação de diferentes perspectivas, setores e regiões. A proposta é reunir ONGs, setores público, privado e financeiro; comunidade científica, incluindo ganhadores do Prêmio Nobel; e juventude. Experiência internacionalmente reconhecida, inventividade e aptidão para comunicar-se com uma grande audiência foram qualidades essenciais para definir os participantes dos Diálogos.
A fim de garantir imparcialidade e liberdade nos debates, não haverá representação formal, nem intervenções, de membros de governos nacionais e agências da ONU.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Mais informações em http://www.rio20.gov.br/.