Lista de pendências tem vagas em creches, hospitais e calçadas
A gestão Gilberto Kassab (PSD) cumpriu, até agora, 36,7% das 223 metas prometidas pelo prefeito no primeiro ano de mandato. Divulgado ontem, o balanço apresentado pela Rede Nossa São Paulo aponta que apenas 81 ações foram cumpridas, faltando seis meses para o fim do mandato.
A chamada Agenda 2012 detalha uma série de ações para as áreas de transporte, educação, saúde, preservação de áreas verdes, urbanização e infraestrutura.
Segundo o levantamento, outras 141 metas estão em andamento; elas representam 63,2% do total do plano. Uma ainda não saiu do do papel.
Entre as metas que ainda não foram cumpridas integralmente estão a de criar 61 mil vagas em creches, reformar 600 mil metros quadrados de calçadas e instalar 16 mil novos pontos de iluminação (veja quadro. Na área dos transportes, a prefeitura ainda não conseguiu cumprir a meta de requalificar 38 quilômetros de corredores de ônibus e construir outros 66 quilômetros.
O balanço da Rede Nossa São Paulo revela que a atual administração ainda não iniciou as obras de três novos hospitais previstospara as regiões da Vila Matilde, Brasilândia e Parelheiros. Nenhum deles passou da fase de licitação.
Coordenador da Nossa São Paulo, Oded Grajew disse que o plano de metas permite ao eleitor avaliar o prefeito com critérios objetivos. “As metas são uma ferramenta para saber se o político cumpriu ou não as promessas de campanha.”
A divulgação dos dados foi acompanhada pelos pré-candidatos a prefeito Carlos Gianazzi (Psol), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB) e Soninha (PP).
Todos se comprometeram a entregar, caso eleitos, um plano de metas 90 dias após assumir o cargo.
DAVI FRANZON METRO SÃO PAULO