Ação reúne todos os candidatos à prefeitura de Manaus por compromisso com legado social da Copa

 

Campanha "Copa, Olimpíadas e eleições: qual é o legado para a sua cidade?" propõe assinatura de termo de responsabilidade em evento nesta sexta-feira.

São Paulo, julho de 2012 – A Atletas pela Cidadania, o Instituto Ethos e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis reúnem os candidatos à prefeitura de Manaus para propor um compromisso social. Nesta sexta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Amazonas, às 9h30, o evento "Copa, Olimpíadas e eleições: qual é o legado para a sua cidade?" vai estimular os postulantes ao governo municipal a garantir investimentos sociais como parte do legado da Copa. A capital amazonense será uma das sedes do torneio de 2014.

O evento contará com as presenças de Raí Oliveira, Diretor da Atletas pela Cidadania, Felipe Saboya, do Instituto Ethos, e Maurício Broinizi, da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que apresentarão os seguintes compromissos a serem firmados: o “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência nos gastos públicos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas (abaixo, a descrição detalhada dos termos).

A ação acontece em meio ao momento único vivido pelo Brasil, que, ao sediar os principais eventos esportivos do mundo, tem também o compromisso de realizar investimentos sociais importantes. Além do legado em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso estabelecer quais serão os outros benefícios para a população.

Todos os candidatos estão confirmados:

Arthur Virgílio (PSDB)

Jerônimo Maranhão (PNM)

Luiz Navarro (PCB)

Pauderney Avelino (DEM)

Serafim Correa (PSB)

Henrique Oliveira (PR)

Herbert Amazonas (PSTU)

Sabino Castelo Branco (PTB)

Vanessa Grazziotin (PCdoB)

 

Depois de Manaus, a campanha passará também por Cuiabá (MT), no dia 24; Rio de Janeiro (RJ), no dia 30; São Paulo (SP), em 1º de agosto; e Porto Alegre (RS), no dia 13 do próximo mês.  Os candidatos de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA) também terão encontro agendado.

O evento tem o apoio do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Pé na Taba; do Comitê Amazonense de Combate à Corrupção; do Comitê Popular da Copa (Manaus); do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas; e da Rede de Educação Cidadã do Amazonas.

Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa o desenvolvimento da cultura esportiva, o que propiciará a democratização do esporte, o estímulo ao aumento da atividade física da população, a melhoria do esporte nas escolas e a criação de um Sistema Nacional do Esporte. A meta que se propõe é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional nas Escolas de maneira a atender 100% das escolas municipais, bem como dobrar a prática de atividade física no país até 2022 e também a consolidação de um Sistema Nacional do Esporte.

Pacto pela Transparência Municipal

O Pacto pela Transparência Municipal tem com objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência nos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

Programa Cidades Sustentáveis

O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

Para mais informações sobre as plataformas, bem como quanto ao local e horário dos encontros, acesse os sites:

Pacto pelo legado Socioesportivo – Atletas pela Cidadania – www.atletaspelacidadania.org.br

Programa Cidades Sustentáveis – Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis www.cidadessustentaveis.org.br

Pacto Pela Transparência – Projeto Jogos Limpos (Instituto Ethos) –  http://www.jogoslimpos.org.br/

Compartilhe este artigo