Campanha "Copa, Olimpíadas e eleições: qual é o legado para a sua cidade?" propõe assinatura de termo de responsabilidade em evento nesta terça-feira. A agenda segue com Rio de Janeiro (30/7) e São Paulo (1/8).
São Paulo, julho de 2012 – A Atletas pela Cidadania, o Instituto Ethos e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis reúnem os candidatos à prefeitura de Cuiabá para propor um compromisso social. Nesta terça-feira (24), na sede do Crea-MT (Av. Rubens de Mendonça, 491, Bairro Araés), às 9h30, o evento "Copa, Olimpíadas e eleições: qual é o legado para a sua cidade?" vai estimular os postulantes ao governo municipal a garantir investimentos sociais como parte do legado da Copa. A capital mato-grossense será uma das sedes do torneio de 2014.
Aos candidatos (veja os nomes confirmados abaixo), as entidades parceiras levarão os termos de responsabilidade para serem firmados. Serão estes: o “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência nos gastos públicos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas (abaixo, a descrição detalhada dos termos). Representando a Atletas pela Cidadania, estará presente a ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica Ricarda Lima. Já o representante do Instituto Ethos/Jogos Limpos, será Emílio Martos, gerente de operações institucionais. A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis será representada pelo filósofo George Winnik.
A ação acontece em meio ao momento único vivido pelo Brasil, que, ao sediar os principais eventos esportivos do mundo, tem também o compromisso de realizar investimentos sociais importantes. Além do legado em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso estabelecer quais serão os outros benefícios para a população.
Depois de Cuiabá, a campanha passará também pelo Rio de Janeiro (RJ), no dia 30; por São Paulo (SP), em 1º de agosto; e Porto Alegre (RS), no dia 28 do próximo mês. Os candidatos de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA) também terão encontro agendado.
O evento tem o apoio do CREA-MT (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso), da Ong Moral e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral / Comitê Ficha Limpa de Cuiabá, dentre outras organizações locais.
Todos os candidatos já confirmaram a presença no evento:
Adolfo Grassi (PPL)
Carlos Brito (PSD)
Guilherme Malouf (PSDB)
Lúdio Cabral (PT)
Mauro Cesar Lara de Barros (PSOL)
Mauro Mendes (PSB)
Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa o desenvolvimento da cultura esportiva, o que propiciará a democratização do esporte, o estímulo ao aumento da atividade física da população, a melhoria do esporte nas escolas e a criação de um Sistema Nacional do Esporte. A meta que se propõe é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional nas Escolas de maneira a atender 100% das escolas municipais, bem como dobrar a prática de atividade física no país até 2022 e também a consolidação de um Sistema Nacional do Esporte.
Pacto pela Transparência Municipal
O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência nos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.
Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.
Para mais informações sobre as plataformas, bem como quanto ao local e horário dos encontros, acesse os sites:
Pacto pelo legado Socioesportivo – Atletas pela Cidadania – www.atletaspelacidadania.org.br
Programa Cidades Sustentáveis – Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis www.cidadessustentaveis.org.br
Pacto Pela Transparência – Projeto Jogos Limpos (Instituto Ethos) – http://www.jogoslimpos.org.br/