O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) acaba de ingressar na lista de parceiros do Programa Cidades Sustentáveis.
O termo assinado entre o representante da ONU-HABITAT para América Latina e Caribe, Alain Grimard, e o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, prevê colaboração entre as partes no monitoramento de áreas urbanas por meio de indicadores e relatórios e na identificação e disseminação de boas práticas, entre outras ações.
Com sede em Nairóbi, Quênia, a organização é a encarregada de coordenar e harmonizar atividades em assentamentos humanos dentro do sistema das Nações Unidas, facilitando o intercâmbio global de informação sobre moradia e desenvolvimento sustentável de assentamentos humanos, além de colaborar em países com políticas e assessoria técnica para enfrentar o número crescente de desafios enfrentados por cidades de todos os tamanhos. O Escritório Regional da ONU-HABITAT para América Latina e o Caribe funciona no Rio de Janeiro desde 1996.