A candidata da coligação Melhor pra Manaus (PCdoB, PT, PMDB, PSD, PSL, PP, PTN e PV), Vanessa assinou nesta sexta (20) o termo de compromisso Cidade do Esporte, o Pacto pela transparência e o programa Cidades Sustentáveis no encontro que reuniu sete dos nove candidatos à Prefeitura de Manaus.
O evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?” foi organizado pelas ONGs Atletas pela Cidadania, do Instituto Ethos e da Rede Social com a intenção de firmar compromisso para garantir que a copa também proporcione um salto na qualidade de vida da população.
“Quero agradecer a oportunidade e o convite para participar deste acordo que reúne três iniciativas diferentes, porém interligadas e de extrema importância para as nossas cidades, para o nosso país e, principalmente, para elevar a qualidade de vida das pessoas. Já que a cidade em que vivemos é a extensão das nossas casas. O pacto está assinado, mas o compromisso já foi firmado anteriormente”, observou a candidata.
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte pretende alavancar a cultura esportiva, proporcionando a democratização do esporte e o estímulo ao aumento da atividade física da população, a melhoria do esporte nas escolas e a criação de um Sistema Nacional do Esporte. A meta que se propõe é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional nas Escolas de maneira a atender 100% das escolas municipais, bem como dobrar a prática de atividade física no país até 2022 e também a consolidação de um Sistema Nacional do Esporte. O ex-craque da seleção brasileira, Raí representou a entidade no encontro.
O Pacto Municipal pela Transparência compromete os futuros administradores municipais em tornar público os processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, para que possa ser criada no país uma cultura que eleve o nível de transparência nos gastos governamentais, aumentando assim o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos.
O Programa Cidades Sustentáveis quer sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais para servir como referências dos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.