“Pacto Social é assinado por candidatos à prefeitura de Manaus” – Crea-AM

 

Manaus abriu o ciclo de eventos que depois passará pela outras dez capitais que receberão jogos da copa do mundo .

Copa, Olimpiadas e Eleições: Qual é o legado para a sua cidade? O primeiro passo para responder  esse questionamento foi dado, no  auditório Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas em um evento promovido pelas organizações: Atletas pela Cidadania,  Instituto Ethos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas, no qual os canditados à prefeitura de Manaus assinaram pactos de compromisso social que visam o acesso, a transparência e a sustentabilidade nas capitais sedes da Copa do Mundo de 2014.

Os prefeituráveis Arthur Virgílio (PSDB), Luiz Navarro (PCB), Pauderney Avelino (DEM), Serafim Correa (PSB), Hebert Amazonas (PSTU), Henrique Oliveira (PR) E Wanessa Grazziotin (PcdoB), se comprometaram  a assumir a responsabilidade de cumprir com os termos assinados e continuar, na gestão do candidato eleito, os projetos voltados as áreas esportivas, de infaraestrutura  e de integração social.

O evento também contou com a presença do ex-jogador Raí – Diretor da Atletas pela Cidadania, Felipe Saboya, do Instituto Ethos e Maurício Broizini, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e sustentáveis.

Raí ressalta a importancia desses movimentos e do acompanhamento das ações e exemplica os Pan 2007. “No Rio de Janeiro, após o Pan Americano, várias obras que precisaram ser refeitas, foi um dinheiro deperdiçado,  devemos nos apegar a esse exemplo para que não aconteça novamente na copa. Que os investimentos sejam bem aplicados e que tenham uma utilidade após o evento.”

Manaus abriu o ciclo de eventos que depois passará pela outras dez capitais que receberão jogos da copa do mundo . Para Felipe Saboya  essa é a hora de realizar eventos desse porte. “Nós vemos nas eleições uma grande oportunidade de colocar esses assuntos em debate e conseguir compromissos de ações por parte dos candidatos. E temas esporte, transparência e sustentabilidade ganham destaque nesse momento, pois a copa traz uma visibilidade muito grande.”

Para o estudante Leonardo Reis a expectativa é que todos esses compromissos sejam cumpridos, “O povo está cansado de promessa. As áreas esportivas em Manaus estão abandonadas. Milhões foram investidos e hoje esta assim. Espero que após isso o politico possa melhorar esse cenário.”

O Crea tem integrado as mais diversas ações voltadas à Copa e faz parte do Comitê Local dos Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios em Manaus.

O Presidente do Regional do Amazonas, Telamon Firmino, também esteve no evento e destacou que é fundamental o envolvimento de todos, principalmente da sociedade civil organizada, a fim de garantir a execução do que já foi proposto bem como o legado que este Mundial de futebol deixará ao país. “Precisamos estar atentos porque o tempo até a Copa é cada vez menor. Os candidatos que aqui compareceram e que assinaram os termos, demonstraram interesse em criar mecanismos para garantir o cumprimento dos pactos. A ação foi fundamental e balanço é positivo,” destacou Telamon reforçando que dos 9 candidatos em Manaus 7 assumiram o compromisso durante o evento.

Leia também:

"Vanessa assina documento em prol da cidade sustentável" – Vermelho

"Candidatos a prefeito de Manaus assinam Pacto pela Transparência Municipal" – Jogos Limpos

"Candidatos a prefeito de Manaus mostram dificuldades em formalizar propostas para a cidade após a Copa de 2014" – A Crítica

Compartilhe este artigo