Evento reuniu empresários, comunidade, lideranças políticas e cinco candidatos a prefeito, que conheceram detalhes da iniciativa e assinaram a carta compromisso do programa
Airton Goes airton@isps.org.br
Durante evento realizado na sede da Subseção da OAB em Poços de Caldas, com a participação de representantes da comunidade, empresários e lideranças políticas, foi lançado o Programa Cidades Sustentáveis (PCS). Além de apresentar as informações sobre a plataforma, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros, a iniciativa visou também formalizar o compromisso dos candidatos locais a prefeito de implantar o programa, caso sejam eleitos.
A apresentação do PCS coube a George Winnik, integrante da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, uma das instituições responsáveis pelo programa. Ele mostrou exemplos de iniciativas de sucesso em diversos países e explicou como o futuro prefeito pode contribuir para implementar uma agenda de sustentabilidade em Poços de Caldas.
Em seguida, os candidatos a prefeito de Poços de Caldas – Eloísio Lourenço (PT), Geraldo Thadeu Pedreira dos Santos (PSD), Marcus Eliseu Togni (PSB), Paulo César Silva (PPS) e Waldir Inácio (PSOL) – assinaram a carta compromisso da plataforma. Para cumprir o programa, o eleito terá que realizar um diagnóstico da cidade e definir um plano de metas com o objetivo de criar uma sociedade mais justa, democrática e sustentável.
O lançamento do PCS, ocorrido na última quinta-feira (197), foi promovido pela Associação Poços Sustentável – APS, com o apoio da OAB e Alcoa (também apoiadores da campanha nacional), Adismig (Agência para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Sul e Sudoeste de Minas Gerais), Danone, Dmae (Departamento Municipal de Águas e Esgoto), Pitágoras Faculdade, Planeta Solidário, Poços de Caldas Couvention e Visitors Bureau, Programa Ecoa (Educação Comunitária Ambiental), PUC Minas – campus de Poços de Caldas –, Shopping Poços de Caldas, Subásio – Café Alto Brasileiro, Unifal – Universidade Federal de Alfenas – campus de Poços de Caldas – e Unimed Poços.
Sobre o Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O programa é apartidário e conta ainda com uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.
A plataforma aborda as diferentes áreas da gestão pública, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural. Ao todo, o programa contém propostas para 12 eixos temáticos governança; bens naturais comuns; equidade, justiça social e cultura de paz; gestão local para a sustentabilidade; planejamento e desenho urbano; cultura para a sustentabilidade; educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; economia local dinâmica, criativa e sustentável; consumo responsável e opções de estilo de vida; melhor mobilidade, menos tráfego; ação local para a saúde; e do local para o global.
Cada um destes eixos está associado a indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência.
Outras informações podem ser acessadas pelo site www.cidadessustentaveis.org.br.