“Mauro cita omissão da prefeitura e ironiza: ‘até parece que obra não será em Cuiabá'” – O Documento

 

Da Redação

O candidato a prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), assinou hoje termos de compromisso para garantir o acesso ao esporte à população, a transparência nos gastos públicos e ações para o desenvolvimento sustentável de Cuiabá. Segundo ele, assim como o desenvolvimento econômico, a sustentabilidade é o reflexo de uma boa administração.

“A sustentabilidade faz parte de qualquer gestão eficiente. Todos os conceitos defendidos pelas instituições são extremamente positivos e acolhidos por nós neste ato”, falou. A assinatura dos termos é uma iniciativa do Instituto Ethos, Atletas pela Cidadania e a Rede Brasileira de Cidades Sustentáveis. As instituições estão percorrendo as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e realizando encontros com os candidatos a prefeito sob o tema “Copa, Olimpíadas e eleições: qual o legado para a sua cidade?”.

“Além de obras e investimentos pesados em Saúde, quero deixar a Educação como legado para a Cuiabá do pós-Copa de 2014. Quero deixar também o exemplo de como é possível um político trabalhar pautado pela honestidade, seriedade e eficiência”, disse Mauro Mendes ao assinar os três termos de compromisso.

Desde que iniciou a campanha eleitoral, Mauro Mendes tem questionado, sistematicamente, a ausência da Prefeitura de Cuiabá na execução das obras que preparam Cuiabá para receber os jogos. “Até parece que a Copa não vai ser sediada em Cuiabá”, disse ele, referindo-se ao fato de o Governo do Estado ser o responsável por praticamente todas as ações até agora.

“Como prefeito vou me apresentar para a realização das obras. Vamos fazer um bom trabalho para receber os turistas e a Copa. Mas quero mais: quero construir uma cidade que seja boa para os cuiabanos, que vão viver aqui para sempre. Esse é o desafio”, disse.

Participaram do ato de assinatura dos termos representantes da Atletas pela Cidadania, do Programa Cidades Sustentáveis e do projeto Jogos Limpos, do Instituto Ethos. Em Cuiabá, o evento aconteceu com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral do Mato Grosso e OngMoral. CONFIRA O RESUMO DE CADA TERMO:

Termo de Compromisso Cidades do Esporte

O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa ao desenvolvimento da cultura esportiva, o que propiciará a democratização do esporte, o estímulo ao aumento da atividade física da população, a melhoria do esporte nas escolas e a criação de um Sistema Nacional do Esporte. A meta que se propõe é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional nas Escolas de maneira a atender 100% das escolas municipais, bem como dobrar a prática de atividade física no país até 2022 e também a consolidação de um Sistema Nacional do Esporte.

Pacto pela Transparência Municipal

O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência nos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

Programa Cidades Sustentáveis

O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolhera sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

Compartilhe este artigo