Além das quatro organizações realizadoras, os parceiros locais para a iniciativa no Rio de Janeiro são: Clube de Engenharia, Meu Rio, Projeto de Extensão Contribuições Culturais Cariocas à Copa 2014 e a outros Megaeventos, da Escola de Engenharia de Produção da UNIRIO, Portal BemTV, Team Chicago Brasil, Instituto NEFEX, Fundação Pró Saber, Projeto Barra Sustentável e Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro.
Os/As candidatos(as) (veja os nomes confirmados abaixo) presentes serão convidados(as) a firmar os seguintes compromissos: o “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas (abaixo, a descrição detalhada dos termos).
A ação acontece em meio ao momento único vivido pelo Brasil, que, ao sediar os principais eventos esportivos do mundo, tem também o compromisso de realizar investimentos sociais importantes. Além do legado em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso estabelecer quais serão os outros benefícios para a população.
Depois de Manaus, Cuiabá e, agora, o Rio de Janeiro (RJ); a ação passará ainda por São Paulo (SP), em 1º de agosto; Porto Alegre (RS), no dia 13; Recife (PE), no dia 16; Curitiba (PR), no dia 20; Natal (RN), no dia 29; e Belo Horizonte (MG), no dia 31. Em setembro, será a vez de Fortaleza, do dia 3, e Salvador (BA), no dia 5.
Candidatos(as) que já confirmaram a presença no evento do Rio de Janeiro:
Cyro Garcia (PSTU)
Fernando Siqueira (PPL)
Marcelo Freixo (PSOL)
Otávio Leite (PSDB)
Rodrigo Maia (DEM)
SERVIÇO
Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?
Programação:
Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa ao desenvolvimento de uma cultura esportiva, tornando o esporte acessível à população, com o estímulo ao aumento da atividade física e a melhoria do esporte das escolas. A meta é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional em 100% das Escolas Públicas, bem como dobrar a prática de atividade física nas cidades-sede da copa até 2016.
Pacto pela Transparência Municipal
O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os/as futuros(as) administradores(as) municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos que pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência da gestão e dos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.
Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.
Para mais informações sobre as plataformas, bem como quanto ao local e horário dos encontros, acesse os sites:
Programa Cidades Sustentáveis – Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis www.cidadessustentaveis.org.br