“Serra e Russomanno faltam a evento e não assinam termos de compromisso com a cidade” – Spresso SP

 

São eles o Cidades do Esporte, Pacto pela Transparência e Cidade Sustentável

Por Mario Henrique de Oliveira

Os candidatos a prefeito da cidade de São Paulo compareceram na manhã desta quarta-feira, 1º de agosto, ao evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para sua cidade?”, em que assinaram três compromissos de mandato: o Cidade dos Esportes, Pacto pela Transparência e Programa das Cidades Sustentáveis. Com exceção dos candidatos José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB), que naõ participaram do ato, os outros sete assinaram os termos. São eles, Ana Luisa Figueiredo (PSTU), Carlos Giannazi (PSOL), Eymael (PSDC), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Miguel Manso (PPL) e Soninha Francine (PPS).

O termo de compromisso Cidades do Esporte visa, entre outras coisas, o desenvolvimento da cultura esportiva, a democratização do esporte e o aumento da atividade física na população. Entre as metas está dobrar a prática esportiva na cidade até 2022 e a ampliação e qualificação do Esporte Educacional de maneira a atender 100% das escolas municipais até o mesmo período.

O Pacto pela Transparência cobra que todos os processos de decisão e investimentos para obras desse mega-eventos sejam repassados de maneira clara para a população. Já o Programa Cidades Sustentáveis tem como objetivo o incentivo ao desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades de maneira sustentável, oferecendo inclusive aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana.

Chalita falou sobre a importância dos dados abertos. “Colocar o salário é muito pouco, pois a maior parte da corrupção não se da neles e sim em licitações e obras, por isso defendemos a transparência total”, disse ele. A candidata Soninha falou sobre as dificuldades de realizar grandes eventos. “Um estádio não é nem de longe a única coisa que a cidade precisa. Temos desafios específicos como investimento em informação, postos de atendimento, inclusive em vários idiomas e cuidados com segurança e turismo sexual”, abordou.

Haddad comemorou o evento e falou sobre problemas que os grandes eventos também geram. “A mobilização da sociedade civil é muito importante e nós vamos cobrar vocês se vocês não nos cobrarem. Uma coisa que não se fala e está muito ligada à realização desses mega-eventos é sobre a moradia, que desaloja famílias. Então temos que nos preocupar muito com a construção de moradias e a pauta ambiental entra aí também. Tem que ser feito um trabalho conjunto”, falou.

Giannazi propôs adicionar mais um compromisso aos três. “Muitas escolas públicas não tem nem espaço adequado para a prática esportiva, nem uma quadra, e a aula de educação física é lei. Então gostaria de colocar mais esse compromisso, pois acho muita contradição do poder público canalizar verbas para a Copa e as escolas não terem nem quadra”, opinou.

O evento foi realizado no SESC Consolação e promovido pelo Instituto Ethos, Atletas para Cidadania, Rede Nossa São Paulo e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Jorge Abrahão, do Ethos, sintetizou o ato. “É a sociedade civil se mobilizando e convidando candidatos a assumirem compromissos. Isso é muito importante”, disse. Oded Grajew, da Rede Nossa SP encerrou dizendo que “é importante ficar de olho no comportamento dos candidatos durante o processo eleitoral, pois é assim que eles tem que se comportar quando eleitos e hoje vocês tiveram um exemplo disso”, lembrando os ausentes.

Compartilhe este artigo