Postulantes à Prefeitura de São Paulo assinaram três termos de compromisso: Cidades do Esporte, Pacto pela Transparência e Programa Cidades Sustentáveis
Airton Goes airton@isps.org.br
Nesta quarta-feira (1º/8), sete candidatos a prefeito de São Paulo participaram do evento "Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?". Todos os postulantes ao cargo foram convidados e compareceram ao encontro: Ana Luisa Figueiredo (PSTU), Carlos Giannazi (PSOL), Eymael (PSDC), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Miguel Manso (PPL) e Soninha Francine (PPS).
Além de exporem suas opiniões sobre o tema, os candidatos participantes assinaram os seguintes compromissos: a Carta de Compromisso Programa Cidades do Esporte, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o Pacto pela Transparência Municipal, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; e a Carta Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas (veja abaixo, a descrição detalhada dos termos).
O evento, realizado no Sesc Consolação, foi promovido por Atletas pela Cidadania, Instituto Ethos – por meio do projeto Jogos Limpos –, Rede Nossa São Paulo e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, em parceria com Fundação Avina e com o apoio da Cidade Escola Aprendiz, do Instituto Trata Brasil, do Unicef-Brasil, da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e do Movimento Voto Consciente.
De acordo com os organizadores, a atividade teve por objetivo estimular os postulantes ao governo municipal paulistano a garantir investimentos sociais como parte do legado dos megaeventos esportivos. A capital paulista será palco da abertura da Copa do Mundo de 2014.
O evento em São Paulo é parte de uma iniciativa que pretende colocar o tema no centro da discussão eleitoral deste ano. Por isso, as três entidades – Atletas pela Cidadania, Instituto Ethos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis – estão realizando encontros com candidatos à prefeitura, em cada uma das 11 cidades-sede da Copa (Brasília também será cidade-sede, mas não tem eleição para prefeito), sob o tema “Copa, Olimpíadas e eleições: qual é o legado para a sua cidade?”.
Eventos semelhantes já foram realizados em Manaus e Cuiabá. Na cidade do Rio de Janeiro, a atividade aconteceu na segunda-feira (30/7). Após São Paulo (1º/8), a ação passará ainda por Porto Alegre (RS), no dia 13/8, Recife (PE), no dia 16/8, Curitiba (PR), no dia 20/8, Natal (RN), no dia 29/8, e Belo Horizonte (MG), no dia 31/8. Em setembro, será a vez de Fortaleza, do dia 3, e Salvador (BA), no dia 5.
Veja os termos de compromisso que os candidatos a prefeito de São Paulo assinaram:
Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa o desenvolvimento da cultura esportiva, o que propiciará a democratização do esporte, o estímulo ao aumento da atividade física da população, a melhoria do esporte nas escolas e a criação de um Sistema Nacional do Esporte. A meta que se propõe é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional nas Escolas de maneira a atender 100% das escolas municipais, bem como dobrar a prática de atividade física no país até 2022 e também a consolidação de um Sistema Nacional do Esporte.
Pacto pela Transparência Municipal
O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência nos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.
Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.
Para outras informações acesse:
Termo de Compromisso Cidades do Esporte – Atletas pela Cidadania – www.atletaspelacidadania.org.br
Programa Cidades Sustentáveis – Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis – www.cidadessustentaveis.org.br
Pacto Pela Transparência – Projeto Jogos Limpos (Instituto Ethos) – www.jogoslimpos.org.br