“Supermercado que negar sacola pagará multa” – Metro

 

A Justiça estipulou ontem multa diária de R$ 20 mil, por ponto de venda, para os supermercados que não fornecerem gratuitamente embalagens de papel ou material biodegradável a seus clientes.

A decisão, da juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Cível do Fórum João Mendes, atinge os supermercados filiados à Apas (Associação Paulista de Supermercados), Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar), Sonda Supermercados e Walmart Brasil, segundo informações do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A Apas ainda deverá informar, em 48 horas, a relação de seus associados e orientá-los a cumprir a determinação judicial, sob pena de multa de R$ 100 mil. Em todo o Estado, são 1.200 redes filiadas à Apas.

A associação já afirmou que vai recorrer da decisão. Desde o dia 30, os supermercados são obrigados a distribuir gratuitamente as sacolinhas biodegradáveis (que se decompõem com o tempo). Apesar disso, muitos supermercados estão ignorando a decisão da Justiça. Em janieiro, os supermercados pararam de dar sacolas plásticas de graça, mas a Justiça ordenou a volta da distribuição.

Compartilhe este artigo