ONGs promovem debatem sobre escolha do voto para vereador

 

Fonte: Portal da Câmara Municipal de São Paulo
 
Os movimentos Voto Consciente e Adote um Vereador promoveram na terça-feira (7/8), na Câmara Municipal, o seminário "Como decidir seu voto para vereador", que discutiu os desafios da sociedade no momento da escolha de um parlamentar para representá-la.

O debate teve mediação do jornalista Milton Jung, âncora da rádio CBN, e participação dos professores da Universidade de São Paulo José Álvaro Moisés (coordenador do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas) e Marcelo Arno Nerling (do curso de Gestão de Políticas Públicas).
 
“Depois de anos de ditadura, entramos em um processo democrático que já leva anos, mas a questão principal é a qualidade desse processo. É importante empoderar o cidadão [levar a população a espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais], e temos que cobrar isso dos vereadores”, defendeu Moisés, que aponta como um dos déficits da Câmara Municipal a falta de definição de uma política de difusão sobre como são feitos os orçamentos públicos.
 
O professor Marcelo Nerling explicou que o voto precisa ser qualificado, e para isso o eleitor precisa correr atrás da informação em sites, imprensa, conhecer pessoalmente o candidato e entender como a campanha dele está sendo financiada. “Poucos se propõem a governar com o povo.” Nerling disse durante o evento que sente falta de ver discutido dentro da Câmara o Plano Diretor da cidade.
 
Milton Jung comentou que a sua escolha particular de voto começa sempre por eliminação. “Antes de ser jornalista, sou cidadão, e começo tirando quem eu não gostaria que fosse eleito”. Para essa escolha, Jung sugere buscar informações, jamais votar por algo subjetivo e descobrir quem financia a campanha dessa pessoa. “Informação é fundamental e isso pode ser encontrado em sites, veículos de comunicação e cada vez mais na redes sociais”, disse.

Outras Notícias da Câmara
 

 

Compartilhe este artigo