Concorrentes à prefeitura de Porto Alegre se comprometeram a investir no fortalecimento do esporte
No dia seguinte ao encerramento dos Jogos de Londres, candidatos a prefeito e a vice de Porto Alegre assinaram termos de compromisso pelo fortalecimento do esporte, da transparência no setor público e da sustentabilidade na cidade, que será uma das sedes da Copa. Os concorrentes prometem ampliar e melhorar a educação física nas escolas públicas, dobrar os índices de prática esportiva no município e a trabalhar por uma estratégia de esportes de longo prazo.
Dos sete candidatos, cinco estiveram no ato, realizado no auditório da Faculdade Monteiro Lobato. José Fortunati (PDT), porém, teve de sair mais cedo e foi representado pelo vice da chapa, Sebastião Melo (PMDB). Já Wambert Di Lorenzo (PSDB) mandou o vice, e Érico Corrêa (PSTU) não compareceu. Ele informou que não participa de eventos organizados por empresas.
Presidente da ONG Atletas pela Cidadania, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser apresentou números que evidenciam a precariedade da estrutura esportiva das escolas públicas do país e destacou a necessidade de uma ação integrada entre as pastas de educação, saúde, esporte e segurança na União, nos Estados e nos municípios.
Ela também pediu aos candidatos que valorizem os espaços públicos de prática esportiva.