Encontre prevê assinatura de termos de responsabilidade por parte dos pretendentes ao cargo de prefeito
Fonte: FolhaPE
Candidatos à Prefeitura do Recife irão se reunir por um compromisso social, nesta quinta-feira (16/8), às 9h, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby. O evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?” pretende estimular os postulantes ao governo municipal a garantir investimentos sociais como parte do legado dos grandes eventos esportivos.
O encontro, que é gratuito, será realizado por meio do Instituto Ethos e do Atletas pela Cidadania, através do projeto Jogos Limpos, e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis – por intermédio do Programa Cidades Sustentáveis.
Todos os prefeituráveis confirmaram presença no evento. Na ocasião, estes serão convidados a firmar o “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais já visitadas.
Alguns representantes estarão presentes, como a ex-jogadora Ricarda Lima, diretora da Atletas pela Cidadania; do Instituto Ethos/projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, Felipe Saboya; e representando a Rede Social de Cidades e a Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi.
A ação acontece em meio ao momento único vivido pelo Brasil, que, ao sediar os principais eventos esportivos do mundo, tem também o compromisso de realizar investimentos sociais importantes. Além do legado em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso estabelecer quais serão os outros benefícios para a população.
Além das três organizações realizadoras, há a Rede Nossa São Paulo, e no nível local conta com a participação da Associação Ambientalista de Camaragibe, Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE), Instituto Ação Empresarial pela Cidadania, OAB-PE, Observatório das Metrópoles, Observatório do Recife, Fórum pernambucano de Combate à Corrupção (FOCCO) e Organização Pernambucana Contra Corrupção (OPECC).