Iniciativa reúne propostas de três organizações: Atletas pela Cidadania, Instituto Ethos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Agenda de encontros começa com Manaus (AM), Cuiabá (MT) e São Paulo (SP).
O Brasil está vivendo um momento único. A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 se aproximam, trazendo a oportunidade de investimentos sociais importantes.
Além do importante legado que será deixado para as cidades em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso ter claro qual será o legado social para a população. Com as eleições municipais deste ano, esse debate ganha destaque.
Neste contexto, a Atletas pela Cidadania, o Instituto Ethos – por meio do projeto Jogos Limpos -, e a Rede Brasileira de Cidades Sustentáveis uniram forças para propor este desafio aos candidatos das cidades-sede da Copa e Olimpíadas: qual legado a sua gestão vai deixar para a cidade?
A iniciativa pretende por o legado social dos megaeventos no centro da discussão eleitoral deste ano. Por isso, as três entidades vão realizar encontros com candidatos à prefeitura, em cada uma das 11 cidades-sede da Copa, sob o tema “Copa, Olimpíadas e eleições: qual o legado para a sua cidade?” Na oportunidade, todos os candidatos à prefeitura serão convidados a assinarem três termos de compromisso, com os seguintes temas: Termo de Compromisso Cidades do Esporte ( garantia do acesso ao esporte pela população), Pacto pela Transparência (transparência nos gastos públicos) e Programa Cidades Sustentáveis (ações para o desenvolvimento sustentável dessas cidades).
Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa ao desenvolvimento da cultura esportiva, o que propiciará a democratização do esporte, o estímulo ao aumento da atividade física da população, a melhoria do esporte nas escolas e a criação de um Sistema Nacional do Esporte. A meta que se propõe é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional nas Escolas de maneira a atender 100% das escolas municipais, bem como dobrar a prática de atividade física no país até 2022 e também a consolidação de um Sistema Nacional do Esporte.
Pacto pela Transparência Municipal
O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência nos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.
Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.
20 de julho, 9h30, na Assembleia Legislativa de Manaus – Auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, da Escola Legislativa, Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3.950, Bairro Parque Dez.
Parceiros locais:
Rede de Educação Cidadâ do Amazonas
Comitê Amazonense de Combate à Corrupção
Comitê Popular da Copa – Manaus
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas
CEDECA (Centro defesa da criança e adolescente) Pé na Taba
Confirmadas as presenças de Raí Oliveira (Atletas pela Cidadania), Maurício Broinizi Pereira (Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis) e Felipe Saboya (Instituto Ethos).
Já confirmaram presença os seguintes candidatos: Arthur Virgílio (PSDB), Jerônimo Maranhão (PMN), Luiz Navarro (PCB), Pauderney Avelino (DEM) e Serafim Correa (PSB).
Cuiabá
24 de julho, 9h30, na sede do CREA/MT – Av.Rubens de Mendonça, 491 – Araés
Parceiros Locais:
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral do Mato Grosso
Ong Moral
São Paulo
01 de agosto, 10h às 13h, no Sesc Consolação – Teatro Anchieta.
Para mais informações sobre as plataformas acesse os sites:
Pacto pelo legado Socioesportivo – Atletas pela Cidadania – www.atletaspelacidadania.org.br
Programa Cidades Sustentáveis – Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis www.cidadessustentaveis.org.br
Pacto Pela Transparência – Projeto Jogos Limpos (Instituto Ethos) – http://www.jogoslimpos.org.br/
Ajude a divulgar essa iniciativa! É uma oportunidade única para que tenhamos um efetivo e importante legado da Copa e das Olimpíadas no Brasil.