Oito dos dez candidatos a prefeito de Belém se comprometem com Programa Cidades Sustentáveis

 

Fonte: Rede Nossa Belém  

Na terça-feira (14/8), oito dos dez candidatos a prefeito de Belém do Pará firmaram compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis, durante o evento realizado pela coordenação nacional do Programa e a Rede Nossa Belém, formada por diversas entidades e pessoas físicas, secretariada pelo Observatório Social de Belém.

Maurício Broinizi, coordenador da Rede Nossa São Paulo e um dos coordenadores nacionais do Programa Cidades Sustentáveis, apresentou o Programa e o cenário nacional em que Poder Público, partidos políticos, cidadãos e as mais diversas entidades da sociedade civil, por meio de iniciativas como essa, comprometem-se com o desenvolvimento mais justo e sustentável das suas cidades.

Ivan Costa, presidente do Observatório Social de Belém, abordou como o Programa está sendo desenvolvido na capital e nas demais cidades paraenses, por meio de parcerias com movimentos religiosos, órgãos de controle governamental, conselhos de classe, pesquisadores, sindicatos, Governo do Estado, organizações não governamentais, cidadãos e instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Pará – UFPA e a Faculdade Metropolitana da Amazônia – FAMAZ.

O Secretário Extraordinário para o Programa Estadual Municípios Verdes, Justiniano Neto, parabenizou a iniciativa e relatou a experiência positiva no combate ao desmatamento desenvolvida no município de Paragominas, a partir da atuação integrada de organizações não governamentais, empresários, Poder Público e órgãos de controle como o Ministério Público. Ressaltou ainda a parceria do Governo do Estado firmada durante a Rio +20, visando a apoiar o desenvolvimento sustentável no Estado do Pará, especialmente as iniciativas previstas no Programa Municípios Verdes e no Programa Cidades Sustentáveis.

A Procuradora de Justiça, Graça Azevedo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional para o Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, destacou a importância do compromisso firmado pelos candidatos e os desafios que encontrarão ao assumirem o cargo de prefeito, ratificando que iniciativas como essa, promovidas pela sociedade civil estão plenamente alinhadas à atuação do MP paraense.

Paulo Rabelo, assessor da Procuradoria da República no Pará, abordou a atuação do Ministério Público Federal em defesa da sociedade, citando o caso da usina de Belo Monte e que esta instituição possui todo interesse em acompanhar a mobilização da sociedade paraense por meio do Programa Cidades Sustentáveis.

Jucilei Rodrigues, presidente da Associação de Moradores das Ilhas de Abaetetuba, representante da Rede Nossa Abaetetuba, relatou o processo de formação desse movimento em seu município e afirmou que todos os candidatos a prefeito de sua cidade já assinaram a carta compromisso, juntamente com dezesseis partidos. Além disso, informou que a manifestação do “Grito do Excluídos” em Abaetetuba para 2012 terá como tema a necessidade de aprovação do Plano de Metas Municipal, por meio de projeto de iniciativa popular com mais de mil assinaturas já coletadas.

Durante a cerimônia, estiveram presentes e assinaram a carta compromisso os seguintes candidatos a prefeito de Belém: Alfredo Costa, Arnaldo Jordy, Edmilson Rodrigues, Leny Campelo, Marcos Rego e Zenaldo Coutinho. Os candidatos José Priante e Anivaldo Vale enviaram representantes e confirmaram que assinarão suas respectivas cartas compromisso, enviando-as à Rede Nossa Belém. Gilberto Pessoa, candidato a prefeito de Santa Isabel do Pará, também assinou o documento.

Ivan Costa ainda informou que o Observatório Social de Castanhal está em etapa avançada de mobilização dos candidatos a prefeito daquele município para adesão ao Programa Cidades Sustentáveis.

O evento em Belém contou com o apoio do Fórum Amazônia Sustentável; do Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral; da Comissão de Justiça e Paz da CNBB Norte II; do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará; do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) e do Programa de Voluntariado da Classe Contábil do CRCPA, dentre outros.

A partir de agora a Rede Nossa Belém mobilizará a sociedade, em parceria com os órgãos de controle e as instituições de ensino superior, para a sistematização de propostas dentro dos doze eixos de atuação do Programa, objetivando subsidiar à nova gestão municipal, bem como fortalecer a articulação dos mais diversos atores sociais.

Outras informações podem ser obtidas por meio dos seguintes sites www.cidadessustentaveis.org.br e www.movimentonossabelem.blogspot.com.

Leia também: "BELÉM: MP debate Programa Cidades Sustentáveis e encaminha proposições" – Ministério Público do Estado do Pará

Compartilhe este artigo