Todos os candidatos à Prefeitura do Recife se comprometem com legado social da Copa

 

Os pretendentes ao cargo assinaram os termos de adesão ao Programa Cidades Sustentáveis, ao Pacto pela Transparência e ao Compromisso Cidades do Esporte

Fonte: Nilton Villanova, da FolhaPE   

Os sete candidatos à prefeitura da cidade do Recife assinaram na quinta-feira (16/8), no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, três compromissos distintos. Daniel Coelho (PSDB), Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU), Mendonça Filho (DEM) e Roberto Numeriano (PCB) se comprometeram, em caso de vitória, a cumprir um pacto pela transparência na gestão municipal, ampliar e melhorar a prática de esportes nas escolas, além de produzir e publicar planos de metas e ações sobre desenvolvimento sustentável.

Geraldo Júlio (PSB) não compareceu devido a outros compromissos, mas enviou as cartas já assinadas pelo seu representante e vice-prefeito, Luciano Siqueira (PCdoB). Humberto Costa (PT) não compareceu nem contou com enviados, alegou uma viagem de emergência para São Paulo, mas, de acordo com a organização do evento, ele assinou os documentos na capital paulista no mesmo dia.

Os candidatos apoiaram as ideias propostas pelas entidades e aproveitaram a ocasião para tecer críticas contra a atual gestão municipal e apresentar projetos que por várias vezes não condiziam com a temática do encontro. Após os discursos e assinaturas, Felipe Saboya, representante do Instituto Ethos, ressaltou a importância do compromisso, mas também do papel dos cidadãos: "A sociedade civil tem não só o direito, mas o dever de monitorar, regular e cobrar o termo assinado pelos candidatos. Todos eles assinaram e estão cientes de que se trata de não só mais promessas, mas de um documento que se encontrará disponível a todo e qualquer cidadão interessado", concluiu Saboya.

O evento "Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?" é uma iniciativa conjunta de três entidades sem fins lucrativos: a Atletas pela Cidadania, o Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos, e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, através do Programa Cidades Sustentáveis.

Além destas, o evento em Recife contou também com a participação das seguintes organizações: Associação Ambientalista de Camaragibe, Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO/PE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE), Instituto Ação Empresarial pela Cidadania, Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Observatório das Metrópoles, Observatório do Recife e Organização Pernambucana Contra Corrupção (OPECC).

A Atletas pela Cidadania é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em iniciativa inédita no mundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades esportivas para chamar a atenção, sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade no apoio a causas importantes para o Brasil. O Instituto Ethos, por sua vez, busca a mobilização para ajuda às instituições e empresas a gerir de forma socialmente responsável. A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis ou Rede Social de Cidades é constituída por movimentos/iniciativas que têm como objetivo fomentar a qualidade de vida nas cidades, por meio do comprometimento da sociedade e de sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável.

Compromissos assumidos pelos candidatos 

Termo de Compromisso Cidades do Esporte
"O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa ao desenvolvimento de uma cultura esportiva, tornando o esporte acessível à população, com o estímulo ao aumento da atividade física e a melhoria do esporte das escolas. A meta é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional em 100% das Escolas Públicas, bem como dobrar a prática de atividade física nas cidades-sede da copa até 2016."

Pacto pela Transparência Municipal
"O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os/as futuros(as) administradores(as) municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos que pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência da gestão e dos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos."

Programa Cidades Sustentáveis
"O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade".

Leia também: Legado da Copa é discutido por candidatos a prefeito do Recife


 

Compartilhe este artigo