O material, que será disponibilizado a candidatos a prefeito de todo o país, contém metas nas áreas econômica, social, ambiental, cultural e de governança
A Rede Nossa São Paulo, a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos lançam nesta quinta-feira (23/8) a publicação Metas de Sustentabilidade para os Municípios Brasileiros (Indicadores e Referências).
Ao apresentar o material, os promotores da iniciativa estão entregando aos candidatos às prefeituras das cidades brasileiras metas abrangendo as áreas econômica, social, ambiental, cultural e de governança.
A publicação, com cerca de 70 páginas, oferece 100 indicadores básicos, fundamentais para o diagnóstico da sustentabilidade nas regiões urbanas e relaciona-os com metas e sugestões de metas baseadas em parâmetros internacionais e em experiências já bem-sucedidas de cidades ao redor do mundo.
O lançamento, que acontece no Teatro Anchieta, do Sesc Consolação, em São Paulo, está relacionado ao Programa Cidades Sustentáveis, que tem como missão sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, e que conta com a parceria de diversas organizações e empresas.
No evento, os candidatos a cargos executivos estão tendo a oportunidade de confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável de suas cidades, por meio da assinatura da carta compromisso do programa.Com isso, os signatários eleitos se comprometem em promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em suas cidades e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.
Hoje, o Programa Cidades Sustentáveis já é uma realidade. Centenas de candidatos às eleições municipais de todo o País e partidos políticos já assinaram a carta compromisso, além de dezenas de organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos que firmaram parceria com esta ambiciosa e tão necessária causa. A lista atualizada dos signatários e as cartas compromissos podem ser visualizadas no site do Programa.
Participam da atividade o secretário nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, Leodegar Tiscoski (representando o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro), o prefeito Emídio de Souza (representando o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, João Coser), o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu, e o jornalista André Trigueiro, da TV Globo.
Também participam do encontro gestores de cidades cujas experiências estão relatadas no documento lançado, como os prefeitos de Paragominas (PA), Adnan Demachki, e de Maringá (PR), Silvio Barros.
Na plateia estão lideranças sociais e políticas de todo o país.