“Cidades Sustentáveis” reúne quatro candidatos no Sesc – Jornal Primeira Página de São Carlos

 

Escrito por Marco Rogério

Quatro candidatos a prefeito de São Carlos que concorrem às eleições municipais de 7 de outubro participaram, na noite de terça-feira (14/8), do seminário Cidades Sustentáveis, que foi realizado no Sesc. Paulo Altomani (PSDB), Oswaldo Barba (PT), Eduardo Cotrim (PMDB) e Flávio Lazzarotto (PSOL) estiveram presentes ao evento. A candidata a vice-prefeita Mirlene Severo (PPL) também participou.

A Rede Nossa São Paulo apresentou para todos os candidatos nas eleições municipais a plataforma Cidades Sustentáveis, um conjunto de 12 eixos e 64 indicadores que tem por objetivo a construção de políticas públicas promotoras da sustentabilidade socioambiental. Um dos coordenadores do evento, George Winnik, afirmou que a questão da sustentabilidade hoje faz parte do debate não só do futuro dos municípios, mas de todo o planeta.

Cada um dos prefeituráveis falou sobre suas ideias sobre o tema. Lazzarotto comentou que uma das formas de se fazer uma cidade mais sustentável é investir no transporte coletivo com a adoção da “tarifa zero”. Segundo ele, com incentivo ao uso do transporte coletivo, haverá menos carros nas ruas e menos poluição.

Cotrim ressaltou seu trabalho na construção da estação de tratamento de esgoto. “O PMDB é o verdadeiro Partido Verde. Não temos conversa, temos realizações neste setor.”

Altomani afirmou que, se for eleito, vai transformar lixo em energia. “Vamos utilizar o lixo urbano. Produzimos mais de 130 toneladas por dia. Vamos queimar e gerar energia elétrica. Vamos preservar todos os córregos, tirar todos os dejetos, colocar a estação de tratamento de esgoto para funcionar e fazer com que São Carlos tenha 54 metros quadrados de área verde por habitante. Hoje não temos mais de 20 metros quadrados de área verde por habitante.”

Barba afirma que seu governo já adota um desenvolvimento sustentável. “Temos hoje uma preocupação de desenvolver a cidade com preservação ambiental, tanto no tratamento dos resíduos sólidos quanto no tratamento de esgoto e também no plantio de árvores. Já recebemos prêmios por estes trabalhos”.

Compartilhe este artigo