Organizações sociais lançam a publicação Metas de Sustentabilidade para os Municípios Brasileiros – Indicadores e Referências, que será apresentado aos candidatos a prefeitos e pretende oferecer metas nas áreas econômica, social, ambiental, cultural e de governança.
De acordo com os organizadores da iniciativa, Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e Instituto Ethos, 550 candidatos de 328 cidades já aderiram ao programa, além de cinco diretórios nacionais.
A iniciativa faz parte do Programa Cidades Sustentáveis, que visa sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto. A publicação estabelece 100 indicadores, em 12 eixos, utilizados para o diagnóstico da sustentabilidade em áreas urbanas, mostrando metas e sugestões baseadas em exemplos internacionais que deram certo e que podem ser implementados no País. Ao aceitar assinar o compromisso, os candidatos se propõem a desenvolver o programa em suas cidades e a prestar contas do andamento do processo.
De acordo com o coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, o modelo de desenvolvimento sugerido apresenta uma possibilidade rumo à sustentável. "A mudança é uma escolha e, para isso, é necessário mudar a agenda e ir para outra direção. Por isso colocamos aqui as metas a serem alcançadas. As cidades ocupam espaço fundamental para a direção do modelo de desenvolvimento sustentável." Grajew lembra que o Programa Cidades Sustentáveis mostra, além das metas, casos de cidades que conseguiram alcançar esses objetivos no Brasil e no mundo.