Candidatos a prefeito respondem perguntas e recebem propostas na Zona Leste

 

Gabriel Chalita, Soninha Francine e Nadia Campeão – candidata a vice-prefeita na chapa de Fernando Haddad – falaram sobre suas propostas para a cidade e para a região

Airton Goes airton@isps.org.br

O Salão Paroquial da Igreja São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo, ficou completamente lotado para o “Encontro dos candidatos a prefeito com o povo da Zona Leste”. Centenas de pessoas, muitas das quais de pé, estavam lá para ouvir as respostas dos pretendentes ao cargo a diversas perguntas relacionadas aos principais problemas da cidade e, principalmente, lhes entregar um documento contendo as propostas elaboradas pelos moradores e organizações da região para o futuro Plano de Metas de São Paulo.

Realizado na noite de sexta-feira (24/8), o encontro foi promovido pelo Movimento Nossa Zona Leste, Escola de Cidadania da região, Jornal Voz da Comunidade e Rede Nossa São Paulo.

Logo no início do evento, o padre Antônio Marchioni ou melhor o “Padre Ticão”, como é popularmente conhecido, informou que todos os candidatos a prefeito tinham sido convidados. Entretanto, até aquele momento estavam presentes do encontro com o povo da Zona Leste, Gabriel Chalita (PMDB) e a candidata a vice-prefeita Nadia Campeão (PCdoB), que integra a chapa de Fernando Haddad (PT). Soninha Francine (PPS) chegou com atraso ao debate.

Dentro de um roteiro previamente organizado, o “mestre-de-cerimônia” Luís França – outra liderança importante da região – anunciou a fala de várias pessoas, que fizeram comentários e lançaram perguntas aos canditados.

Uma desta pessoas, Oded Grajew, coordenador da Rede Nossa São Paulo, destacou que os participantes do encontro e os moradores da Zona Leste deveriam valorizar muito as candidaturas que se dispõem a dialogar com a população. Entre os questionamentos que apresentou aos candidatos estavam: “o que cada um de vocês pretente fazer com as subprefeituras e quais as principais e metas que pretendem estabelecer [no próximo Plano de Metas]”.

Os candidatos tinham três minutos para responder as questões de cada pessoa convidada para fazer as perguntas. Chalita disse que pretende fazer um governo itinerante, de forma a estar um dia por semana em uma das 31 subprefeituras. Afirmou ainda que “é uma vergonha, o prefeito atual cumprir apenas trinta e poucos por cento das metas que ele mesmo propôs”.

Nadia Campeão justificou a ausência do candidato Fernando Haddad, que estaria em outro compromisso, e prometeu que, caso sua chapa vença a eleição, haverá uma recuperação orçamentária das subprefeituras. Quanto ao futuro plano de metas, declarou que pretendem estabelecer “metas factíveis e cumprir todas”.

Na sequência, diversos outros convidados fizeram considerações sobre os problemas da região e apresentaram perguntas sobre diversas áreas, entre as quais saúde, educação, moradia e emprego e renda. Todas respondidas pelos candidatos.

Quando chegou, Soninha Francine também apresentou sua visão sobre os diversos assuntos tratados no debate. Ela defendeu a descentralização administrativa, com mais recursos para as subprefeituras. “Cada distrito tem que ter um posto de atendimento da subprefeitura”, detalhou.

Após a chegada da terceira canditura ao encontro, o Padre Ticão e Luís França fizeram a entrega aos candidatos do documento elaborado pelas organizações e cidadãos da Zona Leste com as propostas da região para o futuro Plano de Metas da cidade. 

GT Educação da Rede Nossa São Paulo também entrega propostas para Plano de Metas

Durante o encontro, integrantes do Grupo de Trabalho  Educação da Rede Nossa São Paulo aproveitaram para entregar aos candidatos presentes as propostas elaboradas pelos participantes do GT para o Plano de Metas, que terá de ser apresentado pelo próximo prefeito eleito em até 90 dias após a posse.      

Clique aqui para ver as propostas do GT Educação para o futuro Plano de Metas.

Compartilhe este artigo