Plataforma que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras foi tema de eventos em São Vicente, Peruíbe, Itanhaém e Praia Grande
Airton Goes airton@isps.org.br
Quatro cidades do litoral paulista – São Vicente, Peruíbe, Itanhaém e Praia Grande – fazem parte agora dos municípios que já receberam informações sobre o Programa Cidades Sustentáveis. A plataforma, que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, foi apresentada a lideranças políticas, gestores públicos e representantes da sociedade civil em eventos realizados na região.
Em todas as atividades, após a apresentação do programa, realizada por George Winnik, integrante da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, ocorreram momentos de esclarecimento, debates e sugestões.
Na cidade de São Vicente, três candidatos a prefeito assinaram a carta compromisso da plataforma: Caio França (PSB), Luis Claudio Bili (PP) e Newton Ribeiro Dinamarco (PSOL). O dirigente do PT local, Jose Hildemar Brito Coelho, também subscreveu o documento em nome do diretório municipal de seu partido.
Em Peruíbe, após a apresentação do programa, duas pretendentes ao cargo de prefeita da cidade aderiram à carta, se comprometendo a colocar em prática as propostas contidas na plataforma, em caso de vitória nas eleições: Milena Bargieri (PSB) e Maria Onira Contel (PT). Representante o PV do município, Jose Contreras Castilho assinou a carta compromisso.
Já em Itanhaém, os dirigentes partidários municipais Regina Celia de Oliveira (PT) e Ana Carolina Mendes Peres (PV) subscreveram o documento.
No município de Praia Grande, por sua vez, não houve a presença de candidatos, nem de dirigentes partidários. O público foi composto por representantes de organizações sociais, que manifestaram interesse pelo Programa Cidades Sustentáveis e se dispuseram a utilizá-lo na cidade, tanto durante o processo eleitoral como depois da posse do prefeito eleito.
A apresentação do programa nas quatro cidades do litoral paulista ocorreu nos dias 17 e 18 de agosto e contou com a participação de diversas organizações locais, entre as quais: Projeto Ekkos, Ambiente Terra, Continental – Cac e Ong Formigueiro. Estes parceiros avaliam que a plataforma é uma importante ferramenta para melhorar a gestão pública, promover o desenvolvimento sustentável e incidir positivamente na qualidade de vida da população.