A cerimônia de abertura será no dia 3 de setembro, na Mostra d’Oltremare de Nápoles, e contará com a presença do Presidente da Itália, George Napolitano, e do Subsecretário-Geral da ONU e Diretor Executivo da ONU-HABITAT, Joan Clos. Um dia antes, em 2 de setembro, ocorre a Assembleia de Juventude e Gênero.
Confira a agenda do Programa Cidades Sustentáveis no encontro:
1) 3 de setembro, World Urban Forum
Objetivo: Promover um debate em torno de práticas alternativas de participação cidadã organizada que favorecem a inclusão política, social e econômica e reforçam o controle social e a prestação de contas por meio de indicadores comuns para monitorar o progresso e facilitar a troca de aprendizagem e informação. Serão reunidas experiências bem-sucedidas protagonizadas pela sociedade civil na América Latina, bem como representantes do setor público de cidades que sediam tais experiências.
2) 03 de setembro, das 17h as 19h – Pavilhão 6
Objetivo: Promover um Diálogo no Fórum Urbano Mundial entre segmentos da sociedade organismos internacionais, governos nacionais e locais sobre o direito à cidade como um paradigma para a promoção de políticas de desenvolvimento urbano, voltadas a inclusão social e territorial de grupos sociais vulneráveis que vivem em nossas cidades, vilas e povoados tais como moradores de favelas, cortiços, bairros periféricos precários, comunidades tradicionais, indígenas, comunidades rurais. Apresentar a Plataforma sobre Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis e coletar apoios aos documentos.
Coordenação : Charlotte Mathivet – Habitat International Coalition