Programa Cidades Sustentáveis será apresentado no Fórum Urbano Mundial, em Nápoles, na Itália

Na próxima segunda-feira (3), o Programa Cidades Sustentáveis será exposto por Oded Grajew, coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, em Nápoles, na Itália. A apresentação ocorre durante a realização do 6ª Fórum Urbano Mundial (FUM), de 1º a 7 de setembro. Convocado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), o Fórum é a principal conferência global sobre as questões urbanas. O tema do encontro deste ano é “O Futuro Urbano”. Serão realizados mais de 160 eventos de redes, de formação e outros eventos paralelos, envolvendo participantes de mais de 150 países e a maior exposição já realizada de parceiros do FUM.

A cerimônia de abertura será no dia 3 de setembro, na Mostra d’Oltremare de Nápoles, e contará com a presença do Presidente da Itália, George Napolitano, e do Subsecretário-Geral da ONU e Diretor Executivo da ONU-HABITAT, Joan Clos. Um dia antes, em 2 de setembro, ocorre a Assembleia de Juventude e Gênero.

Confira a agenda do Programa Cidades Sustentáveis no encontro:

1) 3 de setembro, World Urban Forum

14h30 às 16h30 – Painel “Including citizen participation in the design of the urban future”
Local: Mostra d’Oltremare Complex, Pavilhão 6, sala 10
Painelistas: Oded Grajew (representando a Rede Latinoamericana por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis) e Alicia Bozzo (Fundacion Corona)

Objetivo: Promover um debate em torno de práticas alternativas de participação cidadã organizada que favorecem a inclusão política, social e econômica e reforçam o controle social e a prestação de contas por meio de indicadores comuns para monitorar o progresso e facilitar a troca de aprendizagem e informação. Serão reunidas experiências bem-sucedidas protagonizadas pela sociedade civil na América Latina, bem como representantes do setor público de cidades que sediam tais experiências.

2) 03 de setembro, das 17h as 19h – Pavilhão 6

Painel: "O Direito à Cidade e a  Construção de  Cidades Democráticas com Inclusão Social  Pós Rio+20"

Objetivo: Promover um Diálogo no Fórum Urbano Mundial entre segmentos da sociedade organismos internacionais, governos nacionais e locais sobre o direito à cidade como um paradigma para a promoção de políticas de desenvolvimento urbano, voltadas a inclusão social e territorial de grupos sociais vulneráveis que vivem em nossas cidades, vilas e povoados tais como moradores de favelas, cortiços, bairros periféricos precários, comunidades tradicionais, indígenas, comunidades rurais. Apresentar a Plataforma sobre Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis e coletar apoios aos documentos.

Coordenação : Charlotte Mathivet  – Habitat International Coalition

Debatedores:
Alvaro Sanchez Bravo, Universidade de Sevilha Claudio Pulgar Pinaud, Universidad de Chile/EHESS Pablo Farias, Fundação Ford
Mirjan Van Donk,  Isandla Institute   – South Africa
Nelson Saule Júnior,  Fórum Nacional de Reforma Urbana – Brasil
David   Cadman,  President of ICLEI  – Local Governments for Sustainability
Oded Grajew, representando a União Global pela Sustentabilidade 
Mais informações: http://www.worldurbanforum.org/
http://www.unhabitat.org/downloads/docs/10070_1_594499.pdf
Compartilhe este artigo