Fórum de Desenvolvimento Local de Alumínio lança Programa Cidades Sustentáveis

Candidatos à prefeitura se comprometeram a realizar Plano de Metas

Fonte: Jornal de Alumínio

No dia 24 de agosto o Fórum de Desenvolvimento Local de Alumínio lançou o Programa Cidades Sustentáveis na Câmara Municipal de Alumínio. O evento contou com cerca de 80 pessoas da comunidade e com a presença dos representantes do Fórum, Programa Cidades Sustentáveis, do Instituto Ethos, da Votorantim Metais e dos candidatos à prefeitura de Alumínio Jaime Duarte, José Tisêo e Antonio Piassentini (Bimbão).

O evento seguiu a seguinte programação:
– Abertura, apresentação dos participantes e dos objetivos do encontro.
– Apresentação do Fórum: Histórico da iniciativa, projetos em andamento.
– Apresentação do Programa Cidades Sustentáveis pelo palestrante George Winnik.
– Cerimônia de assinatura da carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis.
– Fala dos candidatos à Prefeitura de Alumínio.
– A importância do controle social e da transparência para participação da sociedade civil na gestão pública? Palestrante Felipe Saboya, do Instituto Ethos.
– Votação sobre o concurso de logo para o Fórum de Alumínio.
– Encerramento.

Em um primeiro momento, o Fórum de Desenvolvimento Local apresentou para a comunidade seus objetivos e as principais ações. Os membros do Fórum reforçaram que a participação é aberta a todos e democrática. "O Fórum é uma organização horizontal, não há hierarquia. Qualquer um, qualquer um mesmo pode participar e dar ideias. É muito importante que cada vez mais pessoas participem", disse Augusto Leonardo Pinto, um dos representantes do Fórum.

Os principais projetos apresentados pelo Fórum foram: geração de renda com foco em apicultura e o Programa Cidades Sustentáveis. Sobre o projeto de apicultura, foi fundada na última quinta-feira, dia 23 a "Associação de apicultores de Alumínio e região", a ALUMEL, que conta com a parceria da Fibria, empresa do Grupo Votorantim.

Sobre o Programa Cidades Sustentáveis, além da organização do evento de lançamento, o Fórum prevê o acompanhamento das audiências públicas e diálogo com o poder público.

George Winnik, representando o Programa Cidades Sustentáveis, apresentou o programa para os espectadores presentes e esclareceu sobre os compromissos que os candidatos à prefeitura estariam a firmar, ao assinar a carta compromisso do Programa.

Os candidatos assinaram a carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis em que concordam em produzir um diagnóstico da cidade e um plano de metas, que deve ser divulgado em até 90 dias após a posse do prefeito eleito. Em seguida, tiveram alguns minutos para expor ao público suas propostas e como elas estão relacionadas ao Programa.

Em todo o País, mais de 580 candidatos a prefeito em mais de 330 cidades já participam do programa.

Em seguida, Felipe Saboya, do Instituto Ethos, demonstrou os avanços do Brasil em leis que permitem o controle social e apropriação dos cidadãos na participação dos processos decisórios. Sua palestra enfatizou quão importante é o trabalho que o Fórum vem desenvolvendo no acompanhamento e busca pelo diálogo com todos os setores da sociedade.

Tendo em vista o Concurso de logomarca realizado pelo Fórum, em que três escolas participaram e enviaram cerca de 200 inscrições, o Fórum promoveu uma votação para decidir qual será a identidade visual a ser escolhida pelo público para que o Fórum use em suas comunicações. O vencedor do concurso foi o aluno Lucas Luciano, da Escola Municipal Prof. Isaura Kruger. Todos os alunos que enviaram propostas receberão um certificado de participação.

O evento foi realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Local de Alumínio com o apoio do Projeto Crescer, Instituto Ethos, Rede Brasileira de Cidades justas e sustentáveis e Rede Nossa São Paulo.

A próxima reunião do Fórum está marcada para 25/9 às 18:30 na Câmara Municipal da cidade. Todos estão convidados a participar.

Sobre o Fórum

O Fórum de Desenvolvimento Local de Alumínio é uma iniciativa dos cidadãos aluminenses, participantes do Projeto Crescer.
Trata-se de um coletivo de pessoas dispostas a dialogar sobre assuntos como Educação, Cultura, Saúde, Mobilidade Urbana e Infraestrutura etc. Tem como objetivos principais: mobilizar as pessoas em prol do bem comum, comunicar e reivindicar os anseios da comunidade expressos em projetos, visando otimizar qualidade de vida.

É um canal de diálogo, um instrumento para conscientizar a comunidade sobre direitos e deveres. O Fórum tem como premissas acompanhar a governança pública e contribuir para o protagonismo social.

Os encontros do Fórum de Desenvolvimento Local de Alumínio são mensais e todos estão convidados a participar.

Para outras informações: forumaluminio@gmail.com ou http://forumaluminio.blogspot.com/

Compartilhe este artigo