Organizações lançam Rede Nossa Mogi das Cruzes e Cidades Sustentáveis

No evento, a ser realizado no Anfitetro da OAB na próxima quinta (13/9), os candidatos a prefeito da cidade serão convidados a assinar compromissos com legado social da Copa 2014

Na próxima quinta-feira (13/9), organizações locais da sociedade civil lançam a Rede Nossa Mogi das Cruzes, que visa integrar entidades, associações, ONGs e representantes do setor privado, incluindo indústria, comércio, serviços e educação, para debater e propor ideias destinadas a melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade situada na região da Grande São Paulo.

Durante o evento de lançamento, agendado para as 14 horas no Anfiteatro da OAB de Mogi das Cruzes, será apresentado por convidados da Rede Nossa São Paulo e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, o Programa Cidades Sustentáveis.

Os candidatos a prefeito do município estão sendo convidados para o encontro, onde serão chamados a assinar três documentos relacionados ao legado social da Copa do Mundo de 2014: O Termo de Compromisso Cidades do Esporte, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o Pacto pela Transparência Municipal, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; e o Programa Cidades Sustentáveis, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nos municípios brasileiros.

A Rede Nossa Mogi das Cruzes é uma iniciativa inspirada na Rede Nossa São Paulo, integrada juntamente com outras cidades à Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Com vocação totalmente apartidária, para que a Rede Nossa Mogi das Cruzes se estabeleça e exista de forma ampliada, buscará a integração e adesão da sociedade civil, entidades e associações, ONGs e setor privado, somando indústria, comércio, serviços e educação.

O papel de movimentos como este é comprometer a sociedade e sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas a fim de oferecer melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade. Para isso, não há qualquer tipo de interferência do poder público nas atividades que promove e, tampouco, relação político-partidária.

A Rede terá como princípio o incentivo ao desenvolvimento organizado de um grupo de estudos e de ações de cidadania para encontrar as melhores práticas ao exercício das políticas públicas, congregando pessoas que se comprometam como agentes multiplicadores nos diversos segmentos da sociedade civil, tendo como finalidade a promoção e o desenvolvimento sustentável do Município de Mogi das Cruzes.

“A Rede Nossa Mogi das Cruzes, que carinhosamente já começamos a chamar de Rede Nossa Mogi Quatrocentona, é uma associação sem fins lucrativos e apartidária, congrega cidadãos em torno de uma causa que é a construção de uma sociedade mais justa e mais feliz. A Rede pretende ser um organismo vivo formado pela sociedade civil por seus representantes de vários setores e, para isso, está convidando a população de Mogi das Cruzes a integrar o movimento”, afirma Mário Sérgio de Moraes, um dos organizadores da Rede.

O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável e oferece como ferramenta a Plataforma Cidades Sustentáveis – uma agenda para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão pública, incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e ainda, abrange as diferentes áreas da gestão pública, como por exemplo, administração efetivamente participativa, responsabilidade com os bens naturais como água, compromisso para superar a pobreza, garantia do pleno acesso à saúde e informações de prevenção, discussão sobre os indicadores de violência e medidas de segurança, entre outros indicadores.

Em decorrência dos Jogos Mundiais de 2014, que reconheceu Mogi das Cruzes como uma das cidades subsede, o que desencadeará uma série de ações inovadoras e empreendedoras ao longo destes dois próximos anos, os candidatos ao Executivo presentes ao evento, serão convidados a firmar os seguintes compromissos:

Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa ao desenvolvimento de uma cultura esportiva, tornando o esporte acessível à população, com o estímulo ao aumento da atividade física e a melhoria do esporte das escolas. A meta é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional em 100% das Escolas Públicas, bem como dobrar a prática de atividade física nas cidades-sede da copa até 2016.

Pacto pela Transparência Municipal
O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os/as futuros(as) administradores(as) municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos que pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência da gestão e dos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.
 
Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.
 
Presenças confirmadas no evento:

Oded Grajew, coordenador geral do Programa e da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo
Felipe Saboya, coordenador nacional Instituto Ethos/Jogos Limpos dentro e fora dos Estádios e
Daniela Castro, diretora executiva Termos de compromisso Cidades do Esporte

Também confirmou presença, Heródoto Barbeiro, jornalista, que sempre incentivou o desenvolvimento da região de Taiaçupeba e é parceiro de propostas que tragam mais qualidade de vida para a região.

Serviço:
Evento de Lançamento da Rede Nossa Mogi das Cruzes
Data: 13 de setembro de 2012
Horário: 14 horas
Local: Anfiteatro da OAB Mogi das Cruzes, na Rua Cândido Xavier de Almeida e Souza nº 175, Centro Cívico.

Compartilhe este artigo