Programa, que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros, foi apresentado na cidade do Vale do Paraíba
Airton Goes airton@isps.org.br
Por iniciativa da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cruzeiro (SP), foi lançado no município o Programa Cidades Sustentáveis (PCS). No evento, que contou com o apoio do CIESP, SECOVI SP – Vale do Paraíba, OAB – 47ª subseção, AVALE, AELO, Associação das Indústrias de Cruzeiro e Região, O VALE e FAAP, três candidatos a prefeito da cidade assinaram a carta compromisso da plataforma.
Ocorrida na quarta-feira (5/9), no SESI de Cruzeiro, a atividade contou com a adesão das candidaturas de Ana Karin Andrade (PR), Anderson Diogo da Silva (PPL) e Pedro Emílio May (PTN). Também assinaram a carta compromisso do programa Rafic Zake Simão (PMDB), que é candidato a vice-prefeito na chapa de Ana Karin, e dirigente local do PT, Ana Lucia Castro Paula.
De acordo com George Winnik, integrante a Rede Nossa São Paulo que apresentou a plataforma no evento, todos os candidatos presentes – apenas um candidato a prefeito não compareceu – manifestaram concordância com a proposta do programa e afirmaram que o instrumento poderá ser muito importante para a gestão da cidade.
“Alguns representantes de organizações locais procuraram obter mais informações sobre o funcionamento do PCS, bem como sugeriram que ocorressem atividades destinadas à capacitação dos cidadãos, pois pretendem acompanhar e contribuir para que a agenda da sustentabilidade seja efetivamente implantada na cidade”, relata Winnik.
O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O programa é apartidário e conta ainda com uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.
Os(as) candidatos(as) a cargos executivos podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável assinando a Carta Compromisso. Com isso, os signatários eleitos se comprometem em promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em suas cidades e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.
Hoje, o Programa Cidades Sustentáveis já é uma realidade. Centenas de pré-candidatos às eleições municipais de todo o País e partidos políticos já assinaram a carta compromisso da plataforma, além de dezenas de organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos que firmaram parceria com esta ambiciosa e tão necessária causa.
Os lançamentos regionais têm dado a visibilidade necessária ao programa, envolvido os pré-candidatos(as) locais para esta agenda de desenvolvimento sustentável , e permitido o envolvimento de cidadãos, organizações sociais, empresas e governos para construir cidades inclusivas, prósperas, criativas, educadoras, saudáveis, democráticas e sustentáveis, que proporcionem uma boa qualidade de vida a todos os cidadãos e permitam a sua participação em todos os aspectos relativos à vida pública.
Outras informações sobre o programa podem ser acessadas pelo site www.cidadessustentaveis.org.br.