Com a nova adesão, sete pretendentes ao cargo já assinaram a carta compromisso da plataforma, que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável
Airton Goes airton@isps.org.br
O candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, é o sétimo pretendente ao cargo a assinar a carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis. Antes dele, já haviam aderido à plataforma – que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros – as candidaturas de Carlos Giannazi (PSOL), Eymael (PSDC), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Miguel Manso (PPL) e Soninha Francine (PPS).
Com a adesão de Serra, apenas Celso Russomanno (PRB) e Paulinho da Força (PDT), entre os principais candidatos, ainda não firmaram compromisso de colocar o programa em prática na gestão da cidade, em caso de vitória nas eleições deste ano.
O documento de adesão assinado pelo candidato tucano foi encaminhado nesta quarta-feira (12/9) para a Rede Nossa São Paulo, uma das organizações responsáveis pela elaboração e apresentação do programa – as outras promotoras da iniciativa são o Instituto Ethos e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.
Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.