“Para paulistano, trânsito só piora” – Jornal da Tarde

CAIO DO VALLE

Neste ano, o paulistano tem enfrentado o pior trânsito desde 2008. A fonte da informação, porém, não é a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que gerencia o sistema viário da capital e tabula esse tipo de dado. Trata-se de uma percepção dos próprios moradores de São Paulo, capturada em uma pesquisa do Ibope sobre mobilidade urbana divulgada nesta segunda-feira em conjunto com a Rede Nossa São Paulo. O estudo mostra que para 80% das pessoas que residem na capital o trânsito está ruim ou péssimo. É o patamar mais alto dos últimos cinco anos.

Isso, apesar de as estatísticas oficiais da CET indicarem que os congestionamentos têm diminuído, ao menos nos horários de pico. Por exemplo, a média de lentidão em 2008 pela manhã era de 91 km. Gradualmente, o número foi diminuindo, até alcançar 80 km em 2011. Como explicar, então, a maior insatisfação do paulistano?

Maurício Broinizi Pereira, coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo, tem uma interpretação. A medição feita pela CET seria “absolutamente insuficiente” para registrar a situação de toda a cidade. “Temos 17 mil km de vias e eles (a CET) medem 800 (são 868 km, exatamente). Eles não medem vias secundárias nem algumas vias principais em bairros mais afastados.” Segundo ele, o trânsito piora na capital de forma generalizada, inclusive nas ruas menores, que também estão se tornando mais congestionadas. “Muitas pessoas que vivem o cotidiano da cidade estão fora desse ‘circuitozinho’ que a CET mede.”

A diretora do Ibope, Márcia Cavallari, diz ainda que a percepção sobre o tráfego pode ter piorado em outros grupos além dos motoristas, como pedestres e ciclistas. “Quando avaliamos a situação do trânsito é muito mais geral do que só o tempo gasto no carro para se locomover. Entra também a questão do respeito à sinalização, por exemplo, ou ao veículo ao lado.”

Os moradores da zona sul, uma das mais populosas, são os mais críticos em relação ao trânsito paulistano. Para 82% deles, os congestionamentos pioraram entre o ano passado e este ano, ante 65% em 2011. Em todas as outras quatro regiões, houve ligeira melhora na percepção dos moradores sobre o trânsito, embora os patamares de insatisfação continuem muito elevados, entre 73% e 81%.

Outro dado chama a atenção. A quantidade de pessoas que usam carros quase diariamente caiu em São Paulo. Existem cerca de 2 milhões de paulistanos nessa categoria, conforme o Ibope. No ano passado, 13% se locomoviam com automóveis “quase todos os dias”. Em 2012, o patamar caiu para 9%.

A pesquisa do Ibope, a sexta da série – a primeira foi realizada em 2007 –, foi feita entre 17 e 24 de agosto, com 805 pessoas de 16 anos ou mais residentes na cidade. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Compartilhe este artigo