“Trânsito cresce 68% aos sábados” – Jornal da Tarde

BRUNO RIBEIRO

O carro zero comprado no ano passado pelo analista Cléber Fonseca Pauletto, de 32 anos, passa a semana inteira na garagem de casa, na zona norte de São Paulo. Mas, aos sábados, o veículo ganha as ruas para ir a shoppings e supermercados. Casos como esse têm sido responsáveis por fazer os índices de congestionamento do sábado atingir níveis até maiores do que durante a semana em alguns horários do dia.

Levantamento feito a partir de estatísticas de trânsito da empresa Maplink mostra o que muita gente já pode ter notado: o trânsito no sábado tem crescido mais do que nos demais dias. O aumento é de 68% na comparação entre junho de 2011 e junho deste ano. O índice se refere ao horário entre meio-dia e 14 horas, período em que é registrado maior trânsito aos sábados.

A média geral de crescimento do trânsito nesse horário, segundo os dados da Maplink, é menor, 63%. O aumento da fila de carros parados aos sábados só não é maior do que o crescimento notado na da segunda-feira: 80% de lentidão a mais na comparação de um ano para o outro.

Em uma análise que conta o primeiro semestre deste ano, os dados mostram que, em fevereiro, abril e maio, o trânsito da hora do almoço no sábado chegou a ficar ainda maior do que em dias como terça, quarta ou quinta-feira.

Mas é preciso ressaltar que, nos horários de pico (das 7h às 10h e das 17h às 20h), os dias da semana ainda são piores do que o sábado. Para comparar: a média da lentidão às sextas-feiras do último mês de junho, segundo os dados da Maplink, foi de 496 quilômetros às 18 horas. No sábado, nesse horário, a lentidão média ficou em 193 quilômetros – ou queda de 60% de um dia para o outro.

Pauletto explica que prefere ir de ônibus para o trabalho durante a semana por dois fatores: tempo e dinheiro. Morador da região do Tucuruvi, ele usa corredores de ônibus para chegar até o bairro dos Campos Elíseos, no centro, e faz o trajeto sempre nos horários de pico. “Levo praticamente o mesmo tempo de carro e de ônibus. Tem um trecho em que o ônibus anda no corredor, então ele pega menos trânsito”, afirma. O custo da opção também é bem menor. De carro, além de combustível e necessidade de mais manutenção no veículo, ele teria de pagar estacionamento.

“No sábado, vou a shoppings, viajo, faço compras. Mas, dos três shoppings que costumo ir, já tenho evitado um deles. Fica a 10 quilômetros da minha casa e eu já cheguei a gastar uma hora no trânsito para chegar até lá. É muito carro, não vale a pena”, afirma.

O levantamento da Maplink é feito a partir da captação de informações transmitidas por aparelhos de GPS instalados em cerca de 800 mil carros. A empresa determina se uma via está congestionada a partir da velocidade captada pelos carros em deslocamento. A cobertura abrange a cidade inteira.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não tem relatórios de trânsito aos sábados. A contagem do trânsito da CET é feita por observação visual, em campo, por agentes da própria companhia. Ao todo, são 868 quilômetros de vias monitoradas durante os dias de semana.

A CET foi questionada ontem sobre a lentidão aos sábados, mas não comentou o dado apontado pela Maplink.

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