“Somente 17% dos paulistanos aprovam o pedágio urbano” – Infomoney

SÃO PAULO –  A adoção do pedágio urbano, citado como uma das soluções para o trânsito da cidade de são Paulo, é aprovada somente por 17% dos moradores do município, segundo revelam dados da Rede Nossa São Paulo, em pesquisa que faz parte das atividades da Semana da Mobilidade, que vai até 22 de setembro.

Outra medida com pouca aceitação pelos moradores é a ampliação para dois dias  do rodízio de veículos no centro expandido da capital, considerada positiva por 37% dos entrevistados. Por outro lado, a construção e ampliação de ciclovias é uma medida aprovada por 88% dos paulistanos, bem como a adoção de faixas exclusivas para motos, aceita por 89%.

Trânsito

De acordo com o levantamento, o trânsito  é uma das quatro áreas mais problemáticas na cidade, citado por 1/3 dos entrevistados, junto com saúde, segurança pública e educação. Oito em cada dez moradores da cidade de São Paulo consideram o trânsito péssimo ou ruim e os paulistanos gastam, em média, cerca de 2 horas e meia nos seus deslocamentos, diariamente, independentemente do meio de transporte utilizado.

Considerando as regiões da cidade, a Zona Sul é a que possui mais problemas de trânsito, com 82% dos entrevistados alegando ser ruim ou péssimo. Seguida pela Zona Leste, com 81%, e Centro, com 76%. As zonas Norte e Oeste apresentaram, respectivamente, 75% e 73%.

Investimentos

A pesquisa revelou que mais de 2 milhões de paulistanos utilizam o carro todos os dias, ou quase todos os dias, para se locomover, destes, 65% declararam que deixariam de usá-lo se houvesse uma boa alternativa de transporte; sendo que 80% dos moradores acreditam que a ampliação e modernização das linhas de transporte público podem melhorar a mobilidade urbana.

Compartilhe este artigo