“Programa Cidades Sustentáveis é lançado nesta quinta-feira” – A Tribuna

Sandro Thadeu

Prefeitos comprometidos com metas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável dos municípios e empenhados na construção de cidades inclusivas, prósperas, criativas, educadoras e democráticas. Essas são as principais propostas do Programa Cidades Sustentáveis.

A ação apartidária foi apresentadaontem à noite, no Sesc-Santos, aos candidatos a chefe do Executivo de Santos, Guarujá e Cubatão. Dos 22 candidatos a chefe do Executivo dessas três localidades, 13 aceitaram tal desafio. Concorrentes de São Vicente e Peruíbe já assinaram o termo.

Um dos coordenadores da iniciativa, George Winnik, esteve em A Tribuna, para dar mais detalhes sobre a proposta inovadora em termos de gestão pública.  

Com essa poderosa ferramenta, os chefes do Executivo são obrigados a assumir desafios, aceitar responsabilidades e estimular mais a participação popular nas decisões do governo.  

O prefeito eleito deverá apresentar um diagnóstico do Município, com base em 100 indicadores básicos de 12 áreas diferentes  e um plano de metas, que será apresentado à comunidade em até 90 dias após a data da posse.

Os números podem ser revistos ao final do primeiro ano da gestão, desde que acompanhados de notas explicativas. Além disso, os dados terão de ser divulgados por meio de relatórios e audiências públicas.

“As instituições e as pessoas conhecem os principais problemas nas cidades e imaginam quais são as soluções. Porém, falta a ação por parte do poder público. Grandes desafios podem ser oportunidades para apresentar soluções criativas e melhorar a qualidade de vida da comunidade”, explica.

Parceiros

A iniciativa local tem como parceiros a Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD), Fórum da Cidadania e Movimento Voto Consciente. O Sesc-Santos e a CPFL Piratininga apoiaram a ação de forma institucional.

O presidente da ACMD, Eduardo Vianna Júnior, diz que a apresentação de metas era vista com muito receio pelos candidatos há quatro anos, mas eles perceberam que isso pode significar um avanço definitivo para a população em várias áreas.

“O projeto chega à Baixada Santista com uma chance de sucesso muito grande. Os municípios podem assumir um papel histórico no protagonismo pela efetivação de um novo paradigma para a sociedade”, diz.

Origem

Lançado em agosto do ano passado, o Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. A ação já teve a adesão de mais de 700 candidatos a prefeito de cerca de 500 cidades do Brasil

Compartilhe este artigo