Campanha estimula eleitor a votar em candidatos comprometidos com Cidades Sustentáveis

Organizações promotoras da iniciativa orientam cidadão, antes de votar, a verificar se o candidato a prefeito assinou o programa que propõe o desenvolvimento sustentável dos municípios 

Airton Goes airton@isps.org.br

“Eu voto sustentável.” Este é o slogan da campanha desenvolvida por organizações da sociedade civil para que os eleitores brasileiros votem em candidatos a prefeitos comprometidos com a sustentabilidade dos municípios que pretendem governar. Nesse sentido, sugerem que o cidadão ou a cidadã, antes de votar, verifique se o postulante ao cargo assinou ou não a carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis.

Elaborado pela Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, o programa oferece um conjunto de ferramentas destinadas a auxiliar o futuro prefeito a promover o desenvolvimento sustentável da cidade que irá administrar.

De acordo com os promotores da iniciativa, que tem o apoio de dezenas de outras organizações da sociedade civil, a verificação se o candidato firmou ou não o compromisso de colocar a plataforma em prática na sua gestão, caso vença as eleições, é o primeiro passo da mobilização cidadã para comprometer a futura administração da cidade com o programa.

Balanço provisório das adesões revela que, até o momento, cerca de 620 candidatos de 380 municípios assinaram o documento de adesão. Entre as cidades em que programa foi apresentado estão incluídas 19 capitais estaduais. Já estão agendados eventos em Aracajú, Maceió, Florianópolis e Rio Branco. Para completar, cinco diretórios nacionais de partidos políticos assumiram compromisso com a plataforma: PPS, PV, PT, PDT e PSOL.

Para facilitar a vida do eleitor, o Cidades Sustentáveis disponibiliza uma ferramenta de consulta em que todos os candidatos a prefeito que subscreveram a carta compromisso estão listados por ordem alfabética, cidade ou partido político.

Clique aqui para conferir quais candidatos de sua cidade aderiram ao programa.

Caso o candidato a prefeito em quem pretende votar não estiver na lista, ainda dá tempo de solicitar a ele ou ela que entre em contato com a organização da campanha – por meio do site da plataforma –, para aderir ao documento e, assim, se comprometer com o desenvolvimento sustentável de sua cidade.

A campanha “Eu voto sustentável” integra o conjunto de ferramentas oferecido pelo Programa Cidades Sustentáveis e visa mobilizar os eleitores e fazer com que valorizem os candidatos comprometidos com as propostas da plataforma.

Todos os materiais de divulgação da campanha são livres e podem ser utilizados gratuitamente por qualquer cidadão. É possível copiá-los, distribuí-los, transmiti-los e remixá-los, desde que sua fonte seja citada e se mantenha a mesma licença de livre acesso.

Veja as publicações, vídeo, folder, cartazes, banner, anúncios e spots de rádio disponibilizados pela campanha “Eu voto sustentável”

Como algumas das principais preocupações do Programa Cidades Sustentáveis são ampliar a participação da sociedade civil nas decisões de políticas públicas e tornar mais transparente e aberta as informações da administração municipal, os promotores da iniciativa orientam também o eleitor a analisar se os candidatos a prefeito – mesmo os que assinaram a adesão à plataforma – possuem histórico de compromisso com estas propostas, sem as quais o desenvolvimento sustentável do município não poderá ser viabilizado.

Saiba mais sobre o Programa Cidades Sustentáveis

Totalmente apartidário, o Programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

Compartilhe este artigo