O Movimento Maceió Sustentável, com o apoio da Rede Nossa São Paulo, do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, reúne os(as) candidatos(as) à Prefeitura de Maceió, para apresentar o Programa Cidades Sustentáveis (PCS). No evento, a ser realizado na próxima sexta-feira (28/9), das 17h às 19h, na sede do CREA-AL, os pretendentes ao cargo serão convidados a assinar a carta compromisso da plataforma.
O lançamento do PCS em Maceió contará com a presença do coordenador executivo nacional do Programa Cidades Sustentáveis e também da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Maurício Broinizi Pereira.
O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e tem como objetivos sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O programa é apartidário e conta ainda com uma campanha para estimular os eleitores a escolherem a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotarem a agenda da sustentabilidade.
De acordo com os promotores da iniciativa, as cidades, onde moram 85% da população brasileira, são fundamentais para a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil. É nas cidades que ocorre o consumo da quase totalidade dos produtos e serviços que utilizam materiais e recursos provenientes do meio ambiente. Na medida em que as cidades vão crescendo em tamanho e população, aumenta também a dificuldade de se manter o equilíbrio espacial, social e ambiental.
A agenda para a sustentabilidade das cidades oferecida pela plataforma aborda diferentes áreas da gestão pública divididas em 12 eixos temáticos: governança; bens naturais comuns; equidade, justiça social e cultura de paz; gestão local para a sustentabilidade; planejamento e desenho urbano; cultura para a sustentabilidade; educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; economia local dinâmica, criativa e sustentável; consumo responsável e opções de estilo de vida; melhor mobilidade, menos tráfego; ação local para a saúde; e do local para o global.
A cada um destes eixos estão associados indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.cidadessustentaveis.org.br.
Os(as) candidatos(as) a cargos executivos podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável assinando a carta compromisso. Com isso, os signatários eleitos se comprometem em colocar em prática a Plataforma Cidades Sustentáveis em suas cidades e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados.
Aproximadamente 600 pretendentes ao cargo de prefeito em todo o país e dirigentes de diversos partidos políticos já assinaram o documento. Além disso, dezenas de organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos firmaram parceria com esta ambiciosa e tão necessária causa.
Serviço:
Lançamento do Programa Cidades Sustentáveis em Maceió
Data: próxima sexta-feira, 28 de setembro
Horário: das 17h às 19h
Local: CREA-AL: Rua Dr. Osvaldo Sarmento (Ladeira da Catedral), 22, Farol, CEP: 57051-510 – Maceió – AL
Fonte: Assessoria